Com o objetivo de estimular a leitura e a escrita criativa, a Fundação Pedro Calmon/SecultBA promove, na próxima quinta-feira (27), o bate-papo “A leitura na roda: conversa com Heleusa Câmara”. Será às 15h, na Biblioteca Pública do Estado, nos Barris, é aberto ao público e é voltado para bibliotecários, profissionais de mediação de leitura e escrita, pesquisadores, educadores e estudantes.
Heleusa Câmara é professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Poetisa, contista e também teatróloga, é ainda coordenadora municipal voluntária do Comitê Proler/UESB Vitória da Conquista, parte integrante do Programa Nacional de Incentivo à Leitura Proler, da Secretaria da Cidadania e Diversidade do Ministério da Cultura.
O bate papo “A leitura na roda” pretende discutir e compartilhar experiências exitosas que pautem a interação entre escolas e bibliotecas, de profissionais da comunidade escolar e de bibliotecas de livre acesso ao público, por meio de palestras, seminários, oficinas, workshops e exposições. O objetivo é ampliar o número de leitores e de pessoas capazes de disponibilizar seu conhecimento pela escrita.
Leitura e Escrita
Atuando como docente há 43 anos, Heleusa tem larga experiência na investigação de materialidades discursivas ligadas aos seguintes temas: educação em presídios, escrita popular, reverberações da mídia, leitura e interpretação, memória e representações. O encontro irá debater a necessidade de criar métodos e formatos modernos capazes de produzir conhecimento e gerar novas metodologias de incentivo à leitura e à escrita.
Além de fomentar a articulação entre os atores envolvidos na cadeia criativa de produção do conhecimento: família, escola e biblioteca, a expectativa é que, a partir dos debates e encontros, seja mapeada uma rede criativa e produtiva da escrita e da leitura. Serão incluídos os diversos atores, serviços e instituições que trabalham, desde a criação de conteúdos até a distribuição e venda de livros e de outros suportes.
Deixe seu comentário