Qual o futuro da Universidade Pública no Brasil? E o presente? Quais as experiências do passado dessas instituições públicas que hoje estão sendo tão ameaçadas e debatidas? Essas são as questões centrais do próximo debate em Polêmicas Contemporâneas da UFBA: O futuro da Universidade publica: Future-se? O debate acontecerá na próxima segunda-feira (02), às 19h, no auditório Leopoldo Amaral da Escola Politécnica da UFBA (Federação), aberto ao público.
Para abrir os debates será apresentado vídeo exclusivo com um pronunciamento do Reitor da UFBA e Presidente da ANDIFES, João Carlos Sales, além de trechos das falas de Wagner Vilas Boas de Souza, Diretor de Desenvolvimento da rede de Instituições Federais de Ensino Superior do MEC e do deputado Tago Mitraud, do Partido Novo, extraídas do programa Expressão Nacional da TV Câmara.
Para debater o tema estarão na mesa:
Márcio Campos, Arquiteto, Mestre em Arquitetura pela Universidade Técnica de Viena, Austria, Professor da Faculdade de arquitetura, desenvolve pesquisa sobre Arquitetura Contemporânea, em especial sobre tipologia de arquitetura em Salvador.
Luiz Filgueiras, Professor Titular da Faculdade de Economia da UFBA. Doutor em Economia Política e Desenvolvimento.
Marise Ramos, doutorado em Educação pela UFBA. Professora da Faculdade de Educação da UFBA. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo – GEPEC/FACED/UFBA. Ex-consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD na Secretaria de Alfabetização Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.
Georgina Gonçalves dos Santos, Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde dirigiu o Centro de Artes, Humanidades e Letras, no período de janeiro de 2013 a julho de 2015. Foi Vice-Reitora da UFRB. Privilegia pesquisas ligadas aos temas de ensino superior, vida universitária, ações afirmativas e políticas sociais.
Polêmicas Contemporâneas é um componente curricular oferecido pelo Departamento II da Faculdade de Educação da UFBA para todos os cursos da UFBA desde 2003. Os debates são sempre abertos ao público, sem necessidade de inscrição prévia ou pagamento de taxas, sendo transmitidos ao vivo pelo Canal Polêmicas (www.canalpolemicas.faced.ufba.br), um canal desenvolvido pelo grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias da Faculdade de Educação, numa parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), com uso exclusivo de softwares livres. A coordenação geral é de Nelson Pretto, professor titular da Faculdade de Educação da UFBA. Polêmicas em apoio do CNPq, PROAE/UFBA e IRDEB.
Deixe seu comentário