A Especialização em Agroecologia Aplicada a Agricultura Familiar, nos moldes de Residência Agrária, está com inscrições abertas até o dia 9 de julho. As inscrições são gratuitas e devem ser protocoladas no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que fica entre os pólos urbanos de Ilhéus e Itabuna, a 500 quilômetros de Salvador (BA).
A pós-graduação oferece 40 vagas para graduados que sejam assentados, agricultores familiares, remanescentes de quilombos, indígenas e membros de comunidades ligadas a Mata Atlântica. Trata-se da primeira especialização na Bahia, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e do Incra/BA, em parceria com a Uesc e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano).
As aulas estão previstas para começar no dia 12 de agosto, no Centro Integrado Florestan Fernandes situado no assentamento Terra Vista, no município de Arataca, no Litoral Sul da Bahia. Lá já é ministrado o curso superior de Agronomia, com ênfase em Agroecologia, fruto de uma parceria do Pronera e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
Para o coordenador da Cooperativa de Produção Agropecuária Construindo o Sul (Cooprasul) do Terra Vista, Joelson Oliveira, a Especialização em Agroecologia é uma grande conquista para público da reforma agrária e de agricultores familiares baianos. “É uma oportunidade de repensar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias voltadas para a agroecologia”, ressalta.
Excelência
O assentamento Terra Vista vem se tornando um centro de excelência em agroecologia e educação. A área produz até 150 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica por mês, cultiva cacau orgânico certificado pelo Instituto Biodinâmico (IBD) e possui, além do Florestan Fernandes, o Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Milton Santos (Ceepc).
Ao todo, o assentamento atende a 854 estudantes. São 654 alunos de 11 municípios que estudam no Ceepc em cursos de ensino médio profissionalizante nas áreas de Agroecologia, Agroextrativismo, Agroindústria, Zootecnica, Meio Ambiente e Informática. O Ceepc é mantido pelo governo do estado. O Florestan Fernandes, além da graduação e da especialização, abriga outros 150 alunos do ensino fundamental.
Cíntia Melo
Deixe seu comentário