O aumento do número de vagas foi aprovado em agosto do ano passado e já começa a valer em 2025.
Com 23 vagas em disputa para a Câmara Municipal de Vitória da Conquista nas eleições de 2024, 19 dos 21 vereadores desta última legislatura buscam a renovação do mandato na Casa do Povo. O aumento do número de vagas foi aprovado pelo próprio Legislativo local, em agosto do ano passado, e já começa a valer em 2025.
Dos 19 candidatos que querem a reeleição, quatro são filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT), quatro ao União Brasil (UNIÃO) e três ao Partido Comunista do Brasil (PC do B). Já o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) possuem, cada um, dois candidatos. Enquanto isso, o Republicanos, o Partido Liberal (PL), o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o Partido Progressista (PP) têm um representante cada na disputa para um novo mandato.
Pelo PT concorrem os vereadores Alexandre Xandó, Fernando Vasconcelos, Valdemir Dias e Viviane Sampaio, enquanto que Adinilson Pereira, Edjaime Rosa (Bibia), Luís Carlos Dudé e Nildo Freitas disputam pelo UNIÃO. Pelo PC do B concorrem Dr. Andreson Ribeiro, Luciano Gomes e Ricardo Babão.
O PDT está representado pelos parlamentares Chico Estrela e Subtenente Muniz, e o PSDB por Edivaldo Ferreira Júnior e Nelson de Vivi. PL, MDB, PP e Republicanos têm Ivan Cordeiro, Augusto Cândido, Hermínio Oliveira e Dinho dos Campinhos, respectivamente, como seus representantes na busca pela renovação da legislatura.
Lúcia Rocha (MDB) e Delegado Marcus Vinícius (PODE) pediram licença do mandato na Câmara para concorrer à Prefeitura Municipal juntos em uma mesma chapa. O ex-vereador Orlando Filho, que teve seu mandato cassado em decorrência de fraudes relacionadas a candidatura fantasmas do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, sigla da qual fazia parte, agora concorre pelo PL. A cassação não impediu sua participação na atual disputa eleitoral.
Perfil dos candidatos à reeleição
Em relação ao perfil dos 19 candidatos que buscam a reeleição, 94,7% são do gênero masculino. Viviane Sampaio é a única vereadora na disputa pela reeleição. Do total, 47,3% se declaram brancos e 42,1% afirmam ser pardos. Apenas Dinho dos Campinhos e Subtenente Muniz (10,5%) informaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que são pretos. Cerca de 47,3% declararam ter ensino superior completo e 21% dizem ter completado apenas o ensino médio.
E no conjunto geral, envolvendo outros candidatos a soma total chega a mais de 160 que também disputam uma vaga para o legislativo conquistense.
Deixe seu comentário