Em 31 de março, é celebrado nacionalmente o Dia da Saúde e Nutrição.

Medico-300x198

Em 31 de março, é celebrado nacionalmente o Dia da Saúde e Nutrição. A data é uma oportunidade em que médicos e nutricionistas, realizam eventos comemorativos e alertam a população para a importância da alimentação, desde os primeiros meses de vida até a velhice, como fator de garantia da saúde. 

 

A agricultura familiar e as empresas agrícolas devem ser incentivadas

Vanilson Silva,  vice-presidente do Conselho Regional de Nutricionistas-CRN da 5ª Região (Bahia e Sergipe), garante que “muitas enfermidades são relacionadas à alimentação. Se você mantém uma dieta equilibrada pode evitar enxaquecas, dores de cabeça e até mesmo alguns tipos de câncer, entre uma infinidade de outras doenças”.  

Do ponto de vista político, da gestão pública -especialmente na Bahia- saúde e nutrição apontam para sérios problemas que se acumularam ao longo dos anos e precisam imediatamente de solução.

Cuidados como fazer exames de rotina e manter uma dieta saudável, estão diretamente ligados às condições  socioeconômicas em que vive a população.

As políticas compensatórias do presidente Lula, como o Bolsa-Família, e as políticas geradoras de desenvolvimento e empregos, sem dúvida, melhoraram as condições nutricionais das populações mais pobres.

Mas a oferta de alimentos de qualidade e a baixos custos, também é uma questão em que a gestão pública possui influência direta.

Também nisso o governo federal tem trabalhado muito, inclusive através do Ministério da Integração Nacional.

 

 O estímulo e a criação de condições para a expansão da agricultura familiar e das empresas agrícolas, com a agricultura irrigada, os APL’s, chamados arranjos produtivos locais, os canais de escoamento da produção até os centros consumidores, os mercados populares, são interferências que ajudei a realizar no governo do presidente Lula.

gsgsgsgsgsgsgs

 

A merenda escolar não pode falhar

Garantir alimentação adequada e nutrição principalmente às crianças, no âmbito da população carente, é dever do estado e possível de resolver com geração de emprego, incentivo à agricultura e sólida infra-estrutura de apoio ao sistema educacional, que tem na merenda vetor importante na garantia da saúde da maioria das crianças que freqüentam a escola pública.

Outros fatores influem na saúde, além da alimentação e nutrição.

O saneamento básico é um dos principais.

Com esgotos correndo pelo meio das ruas, as doenças estão soltas no ar como uma ameaça até aos mais saudáveis.

Assim, investimos muito pelo Ministério da Integração em esgotamento sanitário, tratamento de água, drenagem de águas de chuva e outras medidas que impedem o avanço de epidemias e doenças crônicas.

 

 O sistema de saúde pública tem que funcionar

Finalmente, quando a saúde falha –o que sempre é possível acontecer- o cidadão precisa encontrar atendimento médico adequado, condições ideais de internação, medicamentos e acompanhamento. 

A rede de saúde pública não pode falhar, pois a vida da população carente só tem a ela para recorrer.

Por isso, para comemorar na Bahia com dignidade o Dia da Saúde e Nutrição, precisamos trabalhar muito e rapidamente.

Por Geddel  Vieira Lima –