O Prefeito de Vitória da Conquista! O Senhor Herzem Gusmão, após uma série de reuniões, consultas, pesquisas e reflexões, encontrou uma alternativa para minimizar (ainda que parcialmente) a grave e pronunciada crise anunciada acerca do transporte coletivo da Cidade. Principalmente o problema localizado especificamente, em parte do conjunto de linhas do lote 1, que a empresa Viação Cidade Verde assumiu em caráter emergencial. Ao qual, segundo relatos dos diretores da empresa somava prejuízos que estava contaminado todo o sistema, com origem principalmente nas do lote 1, (Emergencial) e por força dessa realidade havia comunicado ao Prefeito tal situação, com documento protocolado na PMVC e detalhando a possível retirada do ônibus dos itinerários das localidades: Pradoso x Centro, Santa Marta x Centro, Senhorinha Cairo x Centro, Lagoa das Flores x Centro e Lagoa das Flores x UESB, caso medidas mais enérgicas do poder público não fossem tomadas. E de que as primeiras providências tomadas pela empresa Viação Cidade Verde seriam a retirada das citadas linhas, que sendo deficitárias, seriam retiradas algumas na data anunciada, do dia 14 de abril, e retiradas em definitivo todo o lote 1, em 31 de maio. Alega ainda, os diretores da empresa Viação Cidade Verde, que as Vans e os transportes clandestinos que atuam na cidade pode quebrar todo o sistema, tanto o lote 1 como o 2, e as providências imediatas para salvá-los, se faz necessárias e urgentes.
A crise repercutiu no parlamento conquistense como uma bomba, na sessão do legislativo na sexta-feira, 12, os vereadores da oposição se manifestaram indignados com a lentidão da prefeitura em resolver essa demanda. A repercussão tomou tamanha proporção que os edis convocaram uma reunião na parte da tarde na salas de reuniões da Câmara de vereadores com os diretores da empresa, secretária de mobilidade Urbana e vereadores para buscar uma solução para o assunto, e após horas de conversa nada ficou definido, em relação justamente as linhas em crise, e anunciada pela empresa Viação Cidade Verde que as deixaria de atender.
Em nota no site da PMVC, o Prefeito diz:
“Agora fomos surpreendidos com esta decisão unilateral da Viação Cidade Verde de suspender a operação em cinco linhas do lote emergencial – as linhas menos rentáveis, diga-se de passagem. Mas nós não aceitamos esta decisão e estamos notificando e avaliando as medidas jurídicas cabíveis”, avalia o Prefeito.
Em vídeo produzido pela ASCOM e veiculados nas mídias sociais, o prefeito também diz: “Herdamos um problema grave no transporte de Vitória da Conquista. Uma empresa condenada na Justiça, outra que não cumpria o contrato de concessão. Uma verdadeira crise, e nós estamos enfrentando com ações enérgicas. A Viação Vitória já não atua na cidade e iniciamos os estudos para o novo modelo do Transporte Público Municipal”, comentou o Prefeito Herzem Gusmão.
A PMVC informa que foram contratados 7 ônibus e 2 micro-ônibus da empresa Viação Novo Horizonte, pelo prazo de 30 dias. Os veículos, dotados de ar-condicionado, já começam a circular a partir das 6 horas da manhã desta segunda, dia (15). Os detalhes da operação serão finalizados ainda neste domingo e divulgados em coletiva de imprensa nesta segunda (15), às 9h, no auditório da Rede de Atenção da Criança e do Adolescente, situado na Praça Tancredo Neves. Os veículos irão atender a população do Pradoso, Fazenda Santa Marta, Lagoa das Flores e Senhorinha Cairo em caráter especial, sem cobrança de tarifa a partir desta segunda-feira, dia 15 de abril de 2019.
Deixe seu comentário