Em participação no programa Roda de Conversa, Xangai defende a criação da Fundação Municipal de Cultura e convida artistas a se inscreverem no Edital de Premiação Arte e Cultura

 

 

O Secretário de Cultura também comentou sobre turismo, esporte, as festividades natalinas e a possibilidade de transformar a cidade em um Pólo Cinematográfico.

 

O Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Eugênio Avelino Lopes Souza, mais conhecido como Xangai, participou ontem (17), às 13h, do programa Roda de Conversa, da Rádio Melodia. O programa, apresentado pelo jornalista Gildásio Amorim Fernandes, também contou com a participação do diretor da rádio Ebenezer Fagundes, e abordou temas como a gestão do Hospital de Base, a retomada das folias de reis, a utilização pública do Caminho de Santiago do Periperi e a revitalização do esporte no município. O cantador  também defendeu a criação da Fundação Municipal de Cultura, projeto que possibilitará a captação de recursos para a criação de festivais e a transformação da cidade em um pólo cinematográfico. Além disso, Xangai convidou os artistas a se inscreverem no Edital de Premiação Arte e Cultura, que se encerra no próximo sábado (21), e distribuirá 300 mil reais entre 400 contemplados.

 

No começo do programa, o ancora do programa    destacou a importância de os deputados da base aliada ao Governador  e que tem influencia na gestão do Hospital de Base de Vitória da Conquista realizassem  uma ação de intervenção, para que assim ocorra uma melhoria no atendimento médico. O Comendador Gildásio relembrou de quando a Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) entrou em falência e conseguiu se recuperar graças à ajuda da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), e em seguida comentou que a Universidade possui profissionais aptos para assumir a gestão do Hospital de Base. E que, caso esta situação acontecesse, certamente deixaria incerta a situação dos vários cargos de confiança do hospital, sendo talvez essa uma das causas da sua má gestão. Já o diretor da rádio que também compunha a mesa, o engenheiro Ebenezer Fagundes, destacou quanto a importância do atendimento pelo SUS, e que mesmo a população enfrentando dificuldades no atendimento, e muitas delas ficando nos corredores por falta de leitos, ainda assim, é melhor do que não ter o atendimento, e que a estrutura de saúde da cidade precisa de mais investimentos.

 

Em seguida, a conversa se encaminhou para o Edital de Premiação Arte e Cultura, o qual o Secretário de Cultura explicou que “é um recurso do fundo municipal de cultura, que é da própria secretaria, e do tesouro municipal, no valor de 300 mil reais, para contemplar 400 pessoas que se inscreverem”. O edital já estava em curso antes de Xangai se tornar gestor da pasta, que afirma que cada um dos selecionados receberá 750 reais, e que a Secretaria conta com um servidor para auxiliar nas inscrições, que se encerram dia 21, . Para participar, os interessados devem encaminhar o seu RG, comprovante de residência e fazer um vídeo, de 3 a 5 minutos, mostrando os tipos de arte que produzem, sendo contempladas todas as formas de manifestações culturais. O cantador falou sobre a sua visita ao povoado de Rancho Alegre, na zona rural da cidade, onde encontrou muitas pessoas “fazendo arte de boa qualidade que não é mostrada”, e os convidou para se inscreverem no edital. ”A gente tem que dar valor na nossa origem. A palavra cultura está descaracterizada”, afirma Xangai.

 

Ao ser questionado sobre a retomada da folia de reis, o secretário  comentou que isso depende da determinação da justiça, mas que isso será realizado se for possível. Além disso, ele afirmou já ter algumas ideias um pouco diferenciadas sobre a decoração de natal na cidade, como a  possibilidade de premiar a melhor decoração natalina no comércio, e a não utilização de materiais de plástico para essa finalidade. Xangai também pretende incluir os artistas do reisado nos eventos realizados na parte urbana de Conquista.

 

O ouvinte Antônio Carlos, que faz parte do Grupo Caminheiros do Asfalto, faz uma participação no programa através de uma ligação, na qual comenta sobre o Caminho de Santiago de Piripiri. O trajeto possui 20 km e meio, tendo início após a subida das barrocas na estrada de Itambé e segue até a Fonte Luminosa, na Avenida Olívia Flores, passando pela margem alguns rios, como o Rio Verruga. Antônio Carlos explica que o caminho foi elaborado há mais de 10 anos pela Associação de Amigos dos Caminhos de Compostela, localizada em Salvador, sendo concluído no final de 2019 por um grupo de pessoas de Conquista. Ele então pede para o secretário incentivar que a população frequente esse espaço, por ser uma fonte de lazer que proporciona o contato com a natureza por todo o seu percurso. Xangai disse a ele para expor o projeto na Secretaria de Cultura, e afirmou que o investimento na região pode também ser benéfico para o empreendedorismo da cidade.

 

O grupo Caminheiros do Asfalto em uma de suas caminhadas mensais ao Caminho de Santiago de Piripiri.

 

O secretário declarou que esteve na semana anterior em uma reunião com a prefeita Sheila Lemos e o secretário estadual do turismo Maurício Bacelar, na qual sugeriu que a prefeitura colocasse, em pontos estratégicos do município, uma placa escrito “Vitória da Conquista, o portal da Chapada Diamantina”, com o objetivo de valorizar a região. Além disso, Xangai aproveitou para elogiar a gastronomia da cidade, ao afirmar que a comida mais gostosa do país é daqui, pelo município se localizar na região entre Bahia e Minas Gerais.

 

O Jornalista e radialista Gildásio Amoim Fernandes fez lembrar ao   o Secretário de Cultura Xangai, que o educador e professor dr Edgar Lary Sec de Educação  tem um projeto para revitalizar o esporte em Conquista, inclusive com vista  a um suporte melhor aos mais de 40 mil alunos da rede municipal de ensino,e deseja uma parceria com a secretaria de cultura.

Xangai relembra seus tempos de juventude em Conquista, quando foi titular da seleção de futebol de salão da cidade e de quando jogou em Nanuque também, reforçando a importância dos campeonatos do interior e o incentivo às práticas esportivas. O cantador lembrou que na próxima quinta (19) será realizado o fórum para escolher o novo Conselho Municipal de Cultura, que o ajudará na gestão da pasta.

 

Ao ser questionado sobre os desafios que enfrentará no comando da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Sectel), Xangai afirmou que é difícil assumir esse cargo em um município desse porte e história, mas que terá boa vontade. O secretário contou que, ao receber o convite da prefeita, disse à ela que não é filiado a partido nenhum, e declarou que respeita a opinião de qualquer um. “O desafio não é fácil por conta de recursos, e eu tenho que me empenhar, como a prefeita me deu autonomia, para buscar recursos. Uma coisa que a gente precisa realizar rapidamente é uma Fundação Municipal de Cultura”.

 

https://drive.google.com/file/d/1-zN8OxsOpaT3fUqzqUpTc-FWMU5Ojmtj/view?usp=drivesdk

(VÍDEO)https://www.abacs.com.br/caminhos-da-bahia/santiago-do-piripiri

 

Sobre a retomada de festivais na cidade, o cantador entende que a pandemia bloqueou muitas atividades, e se colocou à disposição para ouvir as ideias da população nesse sentido. Além disso, Xangai manifestou o desejo de realizar na cidade um festival nacional “que tenha as diversas artes, que tenha músicos, artesãos, e a gastronomia de cada estado”. O secretário também explicou que para que Conquista se torne um pólo cinematográfico é necessário que haja principalmente um CNPJ, que será disponibilizado através da Fundação Municipal de Cultura.  Dessa forma, segundo ele, será possível atrair o investimento necessário para fazer isso, gerando mais oportunidades de emprego para o município.

 

 

https://www.abacs.com.br/caminhos-da-bahia/santiago-do-piripiri