Em razão de comprometimentos estruturais identificados no edifício do paço municipal de Brumado, todas as secretarias e órgãos foram transferidos para a CEB

A sede da prefeitura de Brumado foi construída pelo então prefeito Dr. Juracy Pires Gomes e inaugurada em 25 de dezembro de 1975, e contou com a presença do então governador Roberto Santos, que neste mesmo dia também inaugurou o Mercadão Municipal e a nova feira de Brumado, que funcionava anexa ao, hoje, conhecido como Mercado Municipal de Artes de Brumado.

A prefeitura à época funcionava em frente à igreja Matriz Bom Jesus. No antigo casarão construído no início do século XX, antes e depois de a prefeitura ter sido instalada na praça Zeca Leite, o casarão foi utilizado por muitos órgãos e departamentos. E, recentemente, a prefeitura promoveu a revitalização do espaço, que se encontra inativo.

No prédio da atual prefeitura, além de funcionar todas as secretarias e departamentos, funcionava, também, anexa a ele, a Câmara Municipal, que utilizou o espaço por mais de 30 anos. E com o passar do tempo, os sucessivos gestores que passaram pela prefeitura duplicaram ou triplicaram as dependências internas e externas da prefeitura.

O prédio da prefeitura funcionou continuadamente por cerca de 50 anos, e com o advento de comprometimento de suas estruturas identificadas, como avarias, infiltrações e rachaduras, que provocavam ruídos, o gestor achou por bem avaliar e buscar a solução, com o espaço totalmente desocupado. Como pontua em nota apresentada pela Secretaria de Comunicação: “Gildásio, boa noite. Informamos que a mudança para o prédio do CEB ocorre de forma provisória, em razão de comprometimentos estruturais identificados no antigo prédio da Prefeitura, que comprometiam a segurança dos servidores e da população. No momento, o imóvel antigo segue em análise. Qualquer decisão será tomada com base em critérios técnicos e legais e comunicada oportunamente.”, comunica  – a secretária de Comunicação –   jornalista Bethânia Guimarães.

E por conta da mudança das secretarias do prédio da prefeitura para a CEB – antigo Colégio Estadual de Brumado, inúmeras narrativas foram criadas sobre o destino do que poderia acontecer com a prefeitura, inclusive, feitas por membros que compõem o quadro do governo municipal, de que no local seria feita a ampliação da praça Zeca Leite, que seria demolida para se construir uma nova prefeitura no local. O fato e os boatos chegaram ao conhecimento da opinião pública, que diz ser absurda a ideia manifestada de demolir um prédio como esse, apenas por um capricho e/ou vaidade de um prefeito, de uma gestão. O bem público é um patrimônio de todos, e a população precisa se posicionar quando os interesses alheios à vontade popular são maculados ou usurpado

.Em relação à construção de um novo prédio para sediar a prefeitura, as pessoas dizem que o gestor pode realizar tal pleito, ninguém é contra esta iniciativa ou realização. E quanto à utilidade do prédio da prefeitura, a população apresenta inúmeras alternativas para o gestor em relação ao prédio da prefeitura. Que o local após a reforma possa ser utilizado como extensão do Hospital Magalhães Neto, com ambulatórios, laboratórios, raio-x, fisioterapia, etc. Entre outras alternativas, a exemplo de cessão do espaço para instituições como a Santa Casa de Misericórdia de Brumado, a Clínica de Nefrologia e Hemodiálise. Ou mesmo, com a devida reforma, a prefeitura volte a funcionar no mesmo local.