Foi realizada na noite desta quinta-feira, 17, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, uma Sessão Solene em homenagem ao juiz titular da Vara da Infância e Juventude, Dr. Juvino Henrique Souza Brito. A sessão foi proposta pela Mesa Diretora, em reconhecimento ao trabalho prestado pelo juiz ao longo da sua carreira como magistrado e contou com a presença de magistrados, promotores, representantes de diversos órgãos, amigos e familiares do magistrado.
O presidente do Legislativo Municipal, vereador Luís Carlos Dudé (MDB), abriu a sessão lembrando a importância de Dr. Juvino para toda a sociedade conquistense: “Só temos a agradecer. Gratidão por tudo que o senhor fez pelos munícipes dessa cidade. Que Deus possa sempre te abençoar”. Relembrou fatos marcantes envolvendo crianças carentes e destacou todos os avanços desde a década de 90, na cidade de Vitória da Conquista. “Tivemos sorte com o compromisso de gestores de nossa cidade com a criança e adolescente”.
Em sua fala, o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, afirmou que Dr. Juvino tem duas características fundamentais para a excelência do trabalho, que é retidão de caráter e força de trabalho. Enalteceu o trabalho de Dr. Juvino pelos relevantes serviços prestados a crianças e adolescentes do município durante o período em que esteve à frente da Vara da Infância e Juventude: “Vitória da Conquista se tornou uma das maiores referências no Complexo de Escuta Protegida do Brasil e o senhor tem papel fundamental nisto”, disse.
A ex-vice-prefeita Irma Lemos ressaltou a sensibilidade e o carinho do juiz pelas crianças. Ela destacou o trabalho desenvolvido pelo juiz, o qual avalia como fundamental para a proteção de crianças e adolescentes e lamentou a aposentadoria. “Que pena que o senhor está se aposentando, Dr. Juvino”, disse.
Representando o Ministério Público Estadual, o promotor da Infância e Juventude, Marcos Coelho, agradeceu à prefeita Sheila Lemos (DEM) e à Casa pela homenagem feita ao Dr. Juvino Brito. Em suas palavras, disse que essa noite é muito especial para todas as pessoas que trabalham com a infância e juventude, visto que o homenageado é muito dedicado, honrado e humilde. “Quando você vê um homem igual ao Dr. Jilvino e de onde ele saiu, dos valores que tinha, é que você vai conhecendo a pessoa e sua história”, relatou. O promotor ainda relatou várias situações com o juiz e disse que Dr. Juvino é muito humano, mas também é firme no exercício do Juizado. “Foi uma honra trabalhar com ele por dez anos”, concluiu.
Dr. João Batista Pereira Pinto, representando o Judiciário, se disse honrado de poder participar de “uma homenagem tão importante a esse colega que tanto fez pela nossa cidade”, e afirmou que “todo seu trabalho resultou em gratidão. Seu legado está aqui demonstrado”. Finalizou lembrando que Dr. Juvino sempre se dedicou a ajudar quem sempre precisou, “é uma causa que precisa ser abraçada”.
O coordenador Regional da Defensoria Pública Estadual, José Raimundo Passos, ressaltou as justas homenagens ao magistrado Dr. Juvino Henrique Souza Brito frente ao trabalho que exerceu na Vara da Infância e Juventude em Vitória da Conquista. “Dr. Juvino procurou ao longo dos anos mostrar o compromisso que a administração pública precisa ter com o trabalho com crianças e adolescentes”, disse. O coordenador ressaltou o sentimento de gratidão aos serviços prestados pelo juiz em nome de todos os que fazem parte da Defensoria Pública Estadual. “Instituição essa que o senhor abraçou”, disse.
Lêda Freitas, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condica, relembrou histórias do juiz em audiências e do seu comportamento simples e acolhedor com as crianças envolvidas nos casos julgados. “Isso vai deixar saudade”, salientou. Ela ressaltou que o Condica sempre teve acesso direto e livre ao juiz: “nós só temos que agradecer por esse juiz”. A conselheira relembrou a inauguração do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente, em 2015, e reconheceu a contribuição de Dr. Juvino e desse espaço para que Vitória da Conquista se tornasse referência na defesa da criança e do adolescente. Lêda ainda frisou que o juiz deixa como legado a Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case), equipamento que está prestes a ser inaugurado.
Durante a sessão solene, Poliane Santana, representando os três Conselhos Tutelares de Vitória da Conquista, prestou uma homenagem a Dr. Juvino, compartilhando um texto feito pelos conselheiros tutelares. Nessa narrativa, foram relatadas diversas qualidades do juiz enquanto pessoa e na carreira do magistrado.
O representante da Associação de Magistrados da Bahia (AMAB), Dr. Leonardo Maciel, lembrou de quando começou no trabalho da magistratura, em Vitória da Conquista, e como foi acolhido por Dr. Juvino. Relatou momentos em que trabalharam juntos e disse que muito aprendeu com ele: “Dr. Juvino foi importante para a minha formação como juiz e fez a diferença na Vara da Infância e Adolescência de Vitória da Conquista”.
O vereador Chico Estrella (PTC) fez o pronunciamento em seu nome e dos demais colegas. “Que bom que a cidade de Ibiassucê nos presenteou com o senhor”, disse ele, em homenagem a Dr. Juvino Henrique. Ele destacou os relevantes serviços prestados pelo magistrado em Vitória da Conquista e ressaltou que um homem vale pela história que constrói ao longo da vida. “Enquanto representante da prefeita Sheila Lemos na Câmara Municipal, e em nome dos meus colegas do legislativo, eu digo: Muito obrigado, Dr. Juvino, por ter escolhido Vitória da Conquista”, finalizou.
A prefeita Sheila Lemos (DEM) ressaltou o testemunho que os componentes da mesa deram sobre o caráter e a trajetória de Dr. Juvino. Ela frisou a origem do juiz, de infância humilde, cujos valores ecoaram em sua atuação. A prefeita avalia que Dr. Juvino é um exemplo de magistrado, cuja trajetória deve ser seguida por novos juízes. A prefeita relembrou que ao assumir o cargo, uma das primeiras visitas que recebeu foi a do juiz, para “puxar a orelha”, pedindo que a gestora priorizasse o atendimento aos direitos das crianças. Sheila falou ainda da alegria de entregar o Complexo de Escuta Protegida e agradeceu ao juiz pelo seu trabalho por Vitória da Conquista.
O homenageado da noite, Dr. Juvino Henrique Brito, fez um agradecimento à Câmara e à prefeitura pela homenagem prestada nesta noite. Emocionado, o juiz fez um passeio na memória ao relembrar a sua trajetória na vida pessoal e profissional. Enquanto discursava, o magistrado comentou: “Eu não tenho tanto merecimento, foi a vontade de socorrer aos necessitados”, disse. Dr. Juvino ainda falou sobre sua relação com as entidades com as quais trabalhou e o seu esforço como juiz, porque, segundo o próprio, estava trabalhando por uma boa causa. Ao concluir, agradeceu mais uma vez pela homenagem recebid
Deixe seu comentário