O presidente da Embasa, Rogério Cedraz, o diretor de Operação do Interior, Ubiratan Matos, o diretor de Segurança Hídrica da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Marcelo Abreu, e o Secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia, Eugênio Spengler, conforme havia anunciado não compareceu a Coletiva agendada com a imprensa conquistense, hoje, 13 de junho. A coletiva que seria para às 9hs, foi adiada para 10 horas, mesmo assim, não conseguiram comparecer ao evento, motivo a aeronave não conseguiu condições de pouso no aeroporto Pedro Otacílio. A mesma foi tocada pelos dirigentes local; a recém-nomeada gerente regional, Kelly Galvão, o gerente do escritório Álvaro Aguiar, e técnicos da área operacional em Vitória da Conquista.O encontro acontecerá, no Auditório Rio Pardo (Unidade Regional da Embasa/Av. Siqueira Campos, nº. 610).
Na coletiva de imprensa, os gestores apresentaram detalhes das ações planejadas e executadas pela Embasa e pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SHIS), como a instalação de novos equipamentos para ampliar a capacidade de captação de água diretamente do rio Catolé.
“ A oferta de água foi reduzida em 37,5% e o volume distribuído diminuiu de 48 milhões de litros, por dia, para 30 milhões.” Sendo que, para cada conquistense são fornecidos 100 litros de água dia.
Muitos questionamentos foram apontados aos representantes da embasa, e em sua maioria não foram respondidos, apenas as questões de ordem técnica. As relacionadas às sucessivas licitações realizada pela empresa sem êxito. As justificativas foram dadas de que as empresas não havia comparecido e a ultima a Caixa Econômica concluiu de que o valor esta acima do previsto para o financiamento, que seria cerca de 150 milhões de reais.
Ao avaliar racionamento os diretores diz que a comunidade estar colaborando, exceto em algum localidades que as pessoas por conta da preocupação de falta de água adquirem reservatórios extras, e isso influencia por que outras famílias vai deixar de receber a água.
Diz ainda que algumas medidas alternativas já estão sendo adotadas para ampliar as fontes de capitação de água para fornecer para Vitória da Conquista.
A entrevista Coletiva adiada com dirigente da Embasa em nível Bahia, coma imprensa conquistense será programada para os próximos dias, quando os posicionamentos em termos de investimentos serão apresentados . E neste evento seria oportuna a presença dos vereadores conquistense, que pelo que se vê não esta muito preocupado com a causa, pois, apenas o vereador professor Cori esteve presente na coletiva que aconteceu hoje, 13 de junho.
Deixe seu comentário