Embasa constrói sistema de esgotamento para atender 100% de Barra do Choça

Considerada a caixa D’água do sudoeste baiano e grande produtora de café, em breve, Barra do Choça terá mais um motivo para se orgulhar: a cidade será a primeira da região com 100% de cobertura em esgotamento sanitário. Nas obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do município estão sendo investidos cerca de R$75 milhões com recursos oriundos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), no âmbito do programa Saneamento para Todos, cujo agente financeiro é a Caixa, e recursos próprios da Embasa.

O empreendimento é composto por 78 quilômetros de rede coletora, 1500 metros de interceptor, três mil metros de linha de recalque, mil metros de tubulação emissária, uma estação elevatória e 27,5 mil metros de ramais prediais (tubulação onde é feita a ligação da rede interna do imóvel à rede pública) para atender mais de sete mil imóveis da sede municipal, beneficiando cerca de 45 mil pessoas. O SES de Barra do Choça também terá uma moderna Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade para tratar 51 litros por segundo, totalizando 4,4 metros cúbicos em um dia. Após desinfecção, o efluente final ficará dentro dos parâmetros de qualidade determinados pela legislação ambiental.

A implantação do sistema de esgotamento vai possibilitar a redução da degradação ambiental e o impacto da vida urbana, além de contribuir diretamente na melhora das condições sanitárias e de saúde da população. De acordo com Jackson Rangel, gerente de obras da Embasa, “empreendimentos deste porte são cruciais para a saúde pública, meio ambiente e a qualidade de vida e esta importante demanda do município vai trazer bem-estar à população e esperança de um futuro melhor”, pontua.