por Mariana Lacerda –
No campus de Vitória da Conquista, uma das avaliações da disciplina “Comunicação nas organizações” despertou a solidariedade e o ativismo nos estudantes. Foi com o intuito de aproximar os alunos da prática de gestão social e romper com a lógica das organizações apenas de fins lucrativos, que a professora responsável pela disciplina propôs a criação de uma plataforma que possibilitasse a divulgação dos trabalhos de instituições filantrópicas da cidade.
A ideia de agregar em um mesmo espaço as ações da Casa do Amor, Casa da Vida, Casa Renascer e Lar Santa Catarina de Sena levou os alunos à concepção do blog Conquistando Vidas. A professora Gardênia Jardim, idealizadora do projeto, explica que, para isso, os estudantes fizeram visitas às instituições e puderam conhecer um pouco da realidade e dificuldades enfrentadas. “Os alunos se aproximaram de teorias da Administração em uma aplicabilidade social e, através da ferramenta de gestão 5W2H, criamos ações para ajudá-las. Fizemos uma campanha para arrecadar bens de acordo com as necessidades dessas casas”, contou.
Para os estudantes, a oportunidade foi de crescimento não só acadêmico, mas também pessoal. Uma das responsáveis pela criação do blog, a aluna da disciplina Camila Germano explica que a pretensão inicial era dar visibilidade e reconhecimento às instituições. No entanto, com o desenvolvimento do trabalho, os alunos perceberam a necessidade de fazer algo mais completo e a ideia do blog surgiu como maneira de unir e tonar esses projetos mais conhecidos ao mesmo tempo em um só lugar.
“Esse projeto foi muito importante, pois para ajudarmos não precisamos de muito, apenas de iniciativa e aos poucos fomos conquistando. Isso implica diretamente na sociedade, uma vez que são ONGs, que se mantém apenas por doações. É um projeto que será propagado e continuará vivo”, comentou. A proposta de levar o trabalho adiante é uma preocupação da aluna. Pensando nisso, o blog traz uma ferramenta de doação online, com cartão de crédito em qualquer valor. Inicialmente, o procedimento está sendo realizado apenas pela Casa do Amor, mas a expectativa é de que, em breve, esteja disponível também para as outras instituições do blog.
Destacando que a maior importância do trabalho é a divulgação dessas instituições, a responsável pela Casa do Amor, Maria Eunice Silva Pereira, defendeu a contribuição de ações como essa para a sociedade que se deseja para o futuro. “A experiência foi muito agradável. Ver o olhar daqueles meninos quando conheceram um campo de trabalho – um outro mundo que eles nunca imaginaram que existiam – foi muito bom e esperançoso. Creio que isso também lhes deu um novo ânimo”, concluiu. por Mariana Lacerda –
Deixe seu comentário