A 23ª edição do “Prêmio Grande Otelo de Cinema” aconteceu na última quarta-feira, dia 28 de agosto, no Rio de Janeiro. Trazendo mais visibilidade para a produção audiovisual da Uesb, o curta-metragem “Mulher Vestida de Sol”, da professora e cineasta Patrícia Moreira, foi o vencedor na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação.
Dirigido, roteirizado e produzido pela professora Patrícia, o curta-metragem contou com a participação de estudantes do curso de Cinema e Audiovisual na equipe de execução do projeto. O filme foi produzido por meio de um edital da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) para o 2º Festival Cultural da Instituição.
A história relembra vidas passadas, encontros ancestrais e o despertar da autoconsciência. Para a professora, a premiação é importante para a representatividade feminina e do interior da Bahia na sétima arte: “A partir do momento em que você sobe no palco e recebe o maior prêmio de cinema do Brasil, você possibilita que outros cineastas, artistas e, sobretudo, outras mulheres possam se ver lá em cima também”, destaca Patrícia.
Histórico de premiações – Ao longo dos dois anos de lançamento de “Mulher Vestida de Sol”, o filme acumula 20 prêmios nacionais e internacionais além de marcar presença em mais de 35 mostras e festivais de cinema. Patrícia destaca que as premiações refletem seu próprio trabalho e dedicação, bem como a qualidade do curso de cinema da Uesb que completa 15 anos de existência, em conjunto com a contribuição do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade.
A cineasta destaca a importância de produções como esta devido à característica do mercado audiovisual: “Quem é visto é lembrado, e mais ainda nesse setor onde a gente precisa estar sempre estudando e se desenvolvendo constantemente. Um prêmio como esse abre possibilidades de conexões com parceiros nas diversas camadas do setor audiovisual”.
Confira o trailer de “Mulher Vestida de Sol”:
Deixe seu comentário