A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista publicou no último dia 15 o decreto municipal nº 13.321/2010 que estabelece uma nova padronização visual para a frota de táxi de Vitória da Conquista. O decreto foi resultado do diálogo entre governo e taxistas e vai garantir mais segurança para passageiros e motoristas.
Segundo o gerente municipal de Transportes Públicos, Juraci Fernandes de Oliveira Junior, a padronização vai facilitar a identificação dos veículos pela fiscalização municipal e pelos usuários em geral. “Desde março de 2009 estamos nos reunindo com representantes do sindicato dos taxistas e empresas de disk –táxi para discutir esse novo layout. A definição foi feita da forma mais democrática possível, ouvindo cada um dos permissionários”,afirma.
A partir de agora, os automóveis que prestam serviço de táxi na cidade devem apresentar adesivos laterais e posterior, para identificação do serviço, número de ordem e ponto; e adesivos laterais e posterior, para identificação do serviço de rádio-comunicação nos veículos vinculados às respectivas empresas. Além disso, todos os táxis terão a marca institucional da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e do Simtrans. Não será mais aceita a utilização de imãs adesivos, que podem ser retirados com facilidade. Os automóveis devem ser plotados para facilitar a fiscalização.
Na parte interna devem apresentar adesivo no pára-brisa para identificação do veículo-táxi e informações sobre o serviço como a diferença entre as bandeiras e o número da Secretaria de Transporte, Trânsito e Infra-estrutura para sugestões.
Gradativamente, à medida que houver substituição ou inclusão de veículo pelo permissionário, a cor dos automóveis também será padronizada. “Fizemos uma pesquisa nas concessionárias para ver quais as cores de veículos mais vendidas para taxistas. O resultado apontou as cores branco, vermelho e prata e por sugestão do Simtrans a cor amarela também foi incluída. Os permissionários foram consultados e escolheram a cor prata”, explica Juraci. O coordenador de Trânsito e Transportes Públicos, Luiz Alberto Sellmann, afirma que a idade da frota de táxis de Conquista é uma das mais baixas do Brasil, com 3,8 anos, por isso a troca dos veículos de outras cores será realizada à medida que o taxista faça a substituição deste carro. “Quando o veículo for substituído, deverá ser pela cor prata. Para os que já estão na idade limite de uso, que são 10 anos, será feito um cronograma para que essa troca seja mais rápida”, explica.
Outras novidades- Além da padronização visual dos veículos, o decreto determina que os condutores de táxi devem portar crachá de identificação para facilitar a identificação dos prestadores do serviço e um cartão com informações relativas à sua saúde. De acordo com Juraci Júnior o cartão foi uma sugestão do prefeito Guilherme Menezes como forma de facilitar o socorro médico quando necessário. “São dados como fator RH, se a pessoa é diabética, hipertensa ou alérgica a algum medicamento que vão garantir mais rapidez no atendimento na área de saúde”.
Para que a frota seja adequada às novas determinações, a primeira vistoria anual dos táxis, prevista para começar no próximo dia 18, foi adiada para meados de março.
Em Vitória da Conquista estão cadastrados 365 permissionários no serviço de táxi. A estimativa é que cerca de 1000 profissionais atuem no serviço.
por: Secom – PMVC
Deixe seu comentário