As gestantes que são acompanhadas pelo pré-natal de alto risco no ambulatório do Hospital Municipal do Esaú agora contam com uma roda de conversa todas as quartas-feiras promovida pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC). A roda tem por objetivo prestar informações sobre a atenção ao parto e preparar as futuras mães para o momento de nascimento de seus bebês.
“Nós procuramos debater sempre a importância de uma gestação respeitosa e do atendimento que o Esaú oferece”, informou a psicóloga Sabrina Aguiar. Nesta quarta-feira, a roda contou com a participação da fisioterapeuta uroginecologista e obstétrica Lauriely Barreto, que abordou diversas técnicas oferecidas na sala de parto. Entre elas, usar uma bola suíça para diminuir o desconforto pré-parto ou usar um aparelho conhecido como “cavalinho” (na foto), para diminuir a dor e facilitar o agachamento necessário para o nascimento.
“Nesta hora, escolher a melhor posição melhora muito a qualidade do parto. O cavalinho, a bola, o banho no chuveiro ajudam muito a aliviar as dores”, esclareceu Lauriely.
Durante a roda, as gestantes foram informadas sobre as doulas voluntárias, que ajudam as parturientes no trabalho de parto. “Desde o início do mês de janeiro as mães contam de segunda a sexta-feira com o apoio das doulas, além de poderem levar um acompanhante”, contou Sabrina.
Com 40 semanas de gestação, Nívia Costa Silva, moradora de Piripá, está tranquila aguardando a hora do parto. “Fiquei muito feliz em saber que vou contar com todo esse apoio na hora do meu parto. Estou muito otimista”, ressaltou Nívia.
Lindinaura Dias de Oliveira, da cidade Presidente Jânio Quadros, está com 34 semanas de gestação e avalia que a roda foi maravilhosa: “Foi a minha primeira vez e aprendi muita coisa. Fiquei muito confiante e espero participar de outras rodas”, destacou.
Deixe seu comentário