23 de novembro de 2024

(77) 98833-0195

Fundação Esaú Matos: novos integrantes da CIPA passam por capacitação

O treinamento está sendo ministrado pela equipe que atua no Sesmt

Promover a segurança e a saúde dos trabalhadores do Hospital Esaú Matos e do Laboratório Central Municipal. É com este objetivo que a direção da Fundação Pública de Saúde, responsável por administrar ambos os serviços, oferece a partir desta sexta-feira (12) um curso aos membros da nova gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da entidade.

A CIPA tem como objetivos prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho e tornar permanente o cuidado com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. “E este é um momento para reforçar a importância e o papel dos colaboradores dentro da Comissão, principalmente, pelo fato da CIPA trabalhar muito com conscientização, bem como para esclarecer dúvidas”, explicou o técnico de Segurança do Trabalho, Adriano Lucena.

Até quarta (17), serão abordados com o grupo temas como riscos ambientais, acidente de trabalho, combate a princípio de incêndio, primeiros socorros e as normas regulamentadoras de números 5 e 6. O treinamento está sendo ministrado pela equipe que atua no Serviço Especializado da Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da instituição.

Trabalhando no setor de Lavanderia e Higienização do hospital, Rodolfo Borges, que se formou recentemente como técnico de segurança do trabalho, participa pela primeira vez da CIPA. “Vou poder aplicar, na prática, os conhecimentos que adquiri na teoria”, destacou. “Além disso, esse primeiro momento é muito importante por transmitir conhecimentos que serão fundamentais para os trabalhadores e, consequentemente, para os usuários”, completou.

Os membros da nova gestão vão atuar entre 2019 e 2020.