Gerente da Embasa fala de investimentos em Conquista, e previsão da conclusão das obras da Barragem do Caltolé

 

Em uma entrevista na da rádio Brasil 107,7 FM no programa Brasil Notícias, conduzido pelo radialista Nildo Freitas, na manhã desta quinta-feira (21), o gerente regional da Embasa Sr  Joselito Pires pontuou inúmeras ações e investimentos que a embasa vem promovendo na cidade. E ao ser abordado pelo radialista Freitas sobre a da veracidade de uma noticia publicada no Blog da Resenha Geral, que contradiz e desconsidera que a embasa tenha realizado investimentos na cidade. Ele (Joselito) considerou maldosa e improcedente.

Na nota consta que, “um relatório parcial, elaborado pela Fundação de Pesquisa Econômicas (FIPE), com sede em São Paulo, evidencia que a Embasa, ao longo de várias décadas, tem sido negligente, e que é uma farsa a informação que Vitória da Conquista possui o melhor saneamento básico do Norte/Nordeste do Brasil.”.

Independentemente das divergências que a PMVC e a Embasa possam ter hoje, ou no futuro! Estas afirmativas soltas e sem bases técnicas, não contribuem com as discursões e ajustes contatuais e, numa futura e possível negociação da renovação da concessão para que a empresa possa continuar fazendo a gestão da distribuição, tratamento da água, e na captação do esgoto sanitário da cidade.

O Município de Vitória da Conquista, de fato não tem recebido a atenção devida em investimento para saneamento básico e construções de barragens, mas, acredito que parte disso, pode se contabilizar como seja creditada pela falta de representatividade política de nossa cidade junto às instâncias governamental, que não tem se posicionado de forma mais ativa sobre as demandas da cidade. Acena no horizonte, o projeto da construção da Barragem do Catolé, que por mais de uma década havia sido prometida pelo governo da Bahia a sua construção. Enfim, já se encontra em construção e o governo baiano programa em entrega-la nos próximos 30 meses.

A Câmara de Vereadores, e a imprensa de Vitória da Conquista, inclusive, estiveram in- loco visitando o canteiro de obras da barragem do Catolé em Barra do Choça BA e constataram o início das obras. Que continua em pleno vapor.

Na verdade, muitas lideranças políticas na cidade, tenta impor suas verdades, e não considera nada e nem ninguém. Mesmo que para isso tenham que colocar a cidade pra baixo.

Obs: A Empresa Embasa é considerada a menina dos olhos do governo baiano, e nas últimas décadas foram realizados investimentos substancial na parte do tratamento e armazenamento de esgoto na cidade. Isso é fato.

A população também reconhece e agradece aos  investimentos para a  construção da Barragem do Catolé. Que foi uma força tarefa Hercule da Bancada dos deputados federais ligado ao   governador Rui Costas para conseguir recursos junto as instâncias do governo federal.

Agora a única que coisa que  surge como insatisfação da população, é que o governo transforme ou configure a como   regional. Por que a população de  Conquista não aceita pagar as contas dos mais de 30 municípios  em que ela atua, que pelo que se sabe, são  deficitários.

Municipalizar  prá que? Eu preciso me convencer desta expectativa apontado pelo Gestor de Conquista.