De acordo com alerta feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a maioria das empresas que prometem “limpar o nome” das pessoas que têm dívidas não resolve o problema. Além disso, os gastos com esse tipo de serviço são altos. Com base em pesquisa realizada em todas as capitais, dois em cada dez consumidores brasileiros já contrataram esses serviços. A internet (29%) é o meio em que os consumidores mais tomam conhecimento da oferta desses serviços. A pesquisa do SPC Brasil mostra que, nas capitais pesquisadas, em 65% dos casos as empresas não cumpriram o prometido e o consumidor saiu lesado. Soma-se a isso o fato de que mais da metade dos consumidores que passaram por essa situação (53%) acreditam que não valeu a pena contratar o serviço, pois teria saído mais barato negociar diretamente com o credor. O consumidor que estiver inadimplente e quiser regularizar a situação não precisa, necessariamente, contratar uma empresa privada para fazer a negociação. Procurar o credor e propor a quitação da dívida pode ser mais vantajoso.
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