O 12° Congresso da ONU sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, que começou na segunda-feira (12), em Salvador, reunindo representantes de 140 países, é assunto de destaque do programa de rádio Conversa com o Governador, produzido semanalmente pela Assessoria Geral de Comunicação do Governo do Estado (Agecom).
Essa é uma questão que preocupa a todos nós e o congresso vai abordar as melhores práticas do mundo inteiro, para que a gente possa, cada vez mais, otimizar e melhorar o nosso combate ao tráfico de drogas, venda de armas, corrupção e lavagem de dinheiro.
O governador diz que está satisfeito pelo congresso – o mais antigo da Organização das Nações Unidas a ser realizado, pela primeira vez em território brasileiro, na Bahia. Fomos os escolhidos, seguramente, pelas nossas belezas, hospitalidade, hotelaria, nossa competência em organizar eventos e também pelo trabalho que vem sendo feito nessa área de combate ao crime.
Nesta edição, Wagner faz uma retrospectiva dos investimentos que o Governo da Bahia vem realizando para combater a criminalidade no estado, a exemplo do Ronda nos Bairros, um programa moderno, que já beneficia três bairros de Salvador e em Feira de Santana atinge 25% do território do município.
O governador explica que a investida do Estado se dá por duas pontas. A primeira é o reforço ao sistema policial, contratando mais policiais – são mais de 2.500 em treinamento nesse momento – comprando mais carros e equipamentos para melhorar o trabalho das polícias Civil e Militar, e construindo outros presídios (recentemente foi inaugurada a Cadeia Pública de Salvador).
Além disso, aumentando a capacidade de investigação, com a aquisição de equipamentos modernos para o sistema de Inteligência da Secretaria de Segurança, reforçando todo o aparato policial e de presídios no estado, entre outras medidas. Na outra ponta, o governo trabalha para dar mais cidadania, emprego e dignidade ao povo baiano.
Nessas duas pontas, prendendo quem está no caminho errado e oferecendo oportunidade para que ninguém vá para o caminho errado da marginalidade, é que eu entendo que nós chegaremos a oferecer uma Bahia mais segura, de mais paz, de mais tranqüilidade, de mais cidadania e direitos humanos para todos nós.
Wagner também fala da preocupação com as chuvas que caem na Bahia, em especial em Salvador, enfatizando o trabalho preventivo que foi feito pelos governos estadual, municipal e federal. Até o momento, a gente teve um nível de transtorno bem menor do que no Rio de Janeiro. Estamos trabalhando com planejamento, conversando com o governo federal, para que, em caso de necessidade, possam chegar verbas da Defesa Civil para a capital e cidades do interior.
O Conversa com O Governador é disponibilizado na página http://www.comunicacao.ba.gov.br/conversa e pode ser reproduzido livremente por vários veículos de comunicação.
Deixe seu comentário