Na manhã desta sexta-feira, 26, o prefeito Guilherme Menezes, o governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, integrantes dos governos Municipal e Estadual e demais autoridades municipais visitaram as obras de construção do novo aeroporto de Vitória da conquista. O equipamento está sendo edificado no povoado de São José, conhecido como Pé de Galinha e localizado a 7 km do perímetro urbano – à margem direita da BR-116.
No local, as máquinas estão sendo manejadas por cerca de 200 trabalhadores. A fase de terraplanagem já foi concluída, e agora está sendo executada as fases de compactação e pavimentação da pista de pouso. Essa área, quando estiver concluída, terá 2.100 metros de extensão por 45 de largura, o que permitirá o pouso de aeronaves de grandes portes, a exemplo do Boeing 737-800.
“Vitória da Conquista tem se fortalecido, a cada ano, como uma referência nacional, e o novo aeroporto também contribuirá significativamente para isso. São 2.100 m de pista, um aeroporto em uma posição muito melhor e mais adequada, que vai evitar o cancelamento de voos e vai colocar Conquista em uma posição privilegiada, como cidade polo de todo o sudoeste”, destacou o governador Jaques Wagner.
Para cumprir os procedimentos necessários para a edificação do novo aeroporto, foi imprescindível o empenho da Administração Municipal, que vem trabalhando antes mesmo do início das obras, a exemplo do constante diálogo que manteve com os órgãos relacionados à implantação. “A Prefeitura acompanhou, desde o primeiro momento, inclusive pleiteando recursos junto às instâncias competentes, atuou também de forma decisiva na escolha do local e no processo de desapropriação do terreno. Também cuidou da questão dos equipamentos que pudessem atrair urubus para a área e sempre se colocou a inteira disposição por reconhecer a importância de uma obra como essa para alavancar, ainda mais, o progresso de Vitória da Conquista”, ressaltou o prefeito Guilherme Menezes.
Orçado em R$ 60,3 milhões, o projeto do novo aeroporto prevê também um pátio para aviões com mais de 193 metros de comprimento por 50 de largura, além de uma pista para taxiamento de aviões, rampa de equipamentos, subestação elétrica, balizamento noturno e acessos viários. Há ainda o que existe de mais moderno no que se refere a serviços de prevenção, salvamento e combate a incêndios.
Outra importante característica do novo aeroporto será o sistema de operação por instrumento IFR (Instrument Flight Rules), equipamento que permite que o piloto conduza uma aeronave, guiando-se pelos instrumentos de bordo, e não tendo de seguir referências visuais exteriores ao avião e que dependem das condições climáticas para operar.
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Novo Aeroporto de Vitória da Conquista vai operar por Instrumento
Novo Aeroporto de Vitória da Conquista vai operar por Instrumento 12/08/2014 A- A+ A A Secretário da Seinfra, Marcus Cavalcanti, anuncia que o novo aeroporto de Vitória da Conquista deve entrar em operação em 2016 Em atendimento à demanda aeroportuária em uma das regiões que mais crescem economicamente na Bahia, o novo aeroporto em construção no município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, terá sistema de operação por Instrumento IFR (Instrument Flight Rules). O equipamento segue um conjunto de regras utilizadas pelo piloto para conduzir uma aeronave, se orientando pelos instrumentos de bordo, ao invés de referências visuais exteriores à aeronave, que dependem das condições climáticas para operar. Essa qualidade do serviço proporcionará voos noturnos com mais segurança e conforto aos usuários, além de atrair novos investimentos para a região, de acordo com o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti. Ele informa que as obras do novo aeroporto já foram iniciadas, devendo ser entregues à população conquistense em 2016. “Além de ser operado com instrumentos, o novo terminal permitirá o pouso de aviões de grande porte, com reflexo positivo inclusive nas tarifas, uma vez que aeronaves maiores têm condições de cobrar mais barato. Outro beneficio é a ligação da cidade com grandes centros urbanos sem precisar fazer escala em outro aeroporto, em função da autonomia da aeronave”, explica Cavalcanti. O projeto do novo aeroporto, orçado em R$ 60,3 milhões, prevê uma pista de pouso e decolagem com 2.100 metros de comprimento e 45 metros de largura, em condições de operar aviões de grande porte. Terá também um pátio para aeronaves de 193 metros de comprimento e 50 metros de largura, uma pista para taxiamento de aviões, rampa de equipamentos, subestação elétrica, balizamento noturno e acessos viários, além de tudo que existe de moderno em termos de serviço de prevenção, salvamento e combate a incêndio. Com as mudanças, o aeroporto estará em condições para receber aeronaves maiores, com capacidade de ampliar o número de passageiros, a exemplo do Boeing 737-800, passando a atuar com aviação regular (voos de linhas aeras e transporte de cargas) e também não regular (voos executivos). Nos últimos dez anos, o atual Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, localizado próximo à zona urbana de Vitória da Conquista, sem condições de ampliação, quadruplicou o tráfego de aeronaves. Em 2013 o número mensal de passageiros alcançou 24 mil, chegando o número a ser dez vezes maior se comparado ao ano de 2005, quando foi registrada uma média de 2.400. Fonte: Ascom/Seinfra –
Novo Aeroporto de Vitória da Conquista vai operar por Instrumento
Secretário da Seinfra, Marcus Cavalcanti, anuncia que o novo aeroporto de Vitória da Conquista deve entrar em operação em 2016 Em atendimento à demanda aeroportuária em uma das regiões que mais crescem economicamente na Bahia, o novo aeroporto em construção no município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, terá sistema de operação por Instrumento IFR (Instrument Flight Rules). O equipamento segue um conjunto de regras utilizadas pelo piloto para conduzir uma aeronave, se orientando pelos instrumentos de bordo, ao invés de referências visuais exteriores à aeronave, que dependem das condições climáticas para operar. Essa qualidade do serviço proporcionará voos noturnos com mais segurança e conforto aos usuários, além de atrair novos investimentos para a região, de acordo com o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti. Ele informa que as obras do novo aeroporto já foram iniciadas, devendo ser entregues à população conquistense em 2016. “Além de ser operado com instrumentos, o novo terminal permitirá o pouso de aviões de grande porte, com reflexo positivo inclusive nas tarifas, uma vez que aeronaves maiores têm condições de cobrar mais barato. Outro beneficio é a ligação da cidade com grandes centros urbanos sem precisar fazer escala em outro aeroporto, em função da autonomia da aeronave”, explica Cavalcanti. O projeto do novo aeroporto, orçado em R$ 60,3 milhões, prevê uma pista de pouso e decolagem com 2.100 metros de comprimento e 45 metros de largura, em condições de operar aviões de grande porte. Terá também um pátio para aeronaves de 193 metros de comprimento e 50 metros de largura, uma pista para taxiamento de aviões, rampa de equipamentos, subestação elétrica, balizamento noturno e acessos viários, além de tudo que existe de moderno em termos de serviço de prevenção, salvamento e combate a incêndio. Com as mudanças, o aeroporto estará em condições para receber aeronaves maiores, com capacidade de ampliar o número de passageiros, a exemplo do Boeing 737-800, passando a atuar com aviação regular (voos de linhas aeras e transporte de cargas) e também não regular (voos executivos). Nos últimos dez anos, o atual Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, localizado próximo à zona urbana de Vitória da Conquista, sem condições de ampliação, quadruplicou o tráfego de aeronaves. Em 2013 o número mensal de passageiros alcançou 24 mil, chegando o número a ser dez vezes maior se comparado ao ano de 2005, quando foi registrada uma média de 2.400. Fonte: Ascom/Seinfra –
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