Governo da  Bahia distribuiu 11,3 mil tablets e 46 mil chips para escolas estaduais do interior

 

web

O Governo da Bahia iniciou uma nova etapa de entrega de tablets e chips de internet móvel para professores das escolas estaduais do interior do estado. A ação tem como objetivo ampliar o uso do Diário de Classe Digital em toda a rede de ensino e facilitar o acompanhamento pedagógico dos estudantes.

Nesta fase, o investimento é de quase R$ 20 milhões, destinados à aquisição de 11.378 tablets e 46.010 chips. Os equipamentos chegam após a distribuição feita anteriormente nas escolas da capital e da Região Metropolitana de Salvador.

De acordo com o governo, o Diário de Classe Digital é um sistema que permite aos docentes registrar notas, frequência e observações sobre o desempenho dos alunos de forma online. As informações ficam integradas ao Sistema Integrado de Gestão da Educação (Sigeduc) e podem ser consultadas por gestores, estudantes e responsáveis por meio dos portais da Secretaria da Educação.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Helaine Pereira de Souza, destacou que o fornecimento dos dispositivos com acesso à internet é uma medida para otimizar o trabalho docente.

“Este dispositivo é uma ferramenta muito importante. Quando utilizamos toda a sua potencialidade, tornamos o registro de notas e frequência mais rápido e garantimos um acompanhamento mais real da vida escolar dos estudantes”, afirmou.

Helaine também ressaltou que a digitalização dos registros contribui para ações mais efetivas de acompanhamento pedagógico e prevenção da evasão escolar.

“A gente pode intervir nos casos de estudantes que apresentam dificuldades ou que deixam de frequentar a escola. Esta entrega é uma oportunidade para otimizar o trabalho do professor e fortalecer a recuperação da aprendizagem”, completou.

O Governo da Bahia informou que vem ampliando gradualmente o uso de tecnologias na rede estadual. Em 2024, foram distribuídos 78 mil tablets e, em 2023, outros 5 mil equipamentos foram entregues como parte do Programa de Gestão da Aprendizagem.

Com essa nova remessa, o estado busca consolidar o uso do Diário de Classe Digital em todas as escolas, promovendo maior integração entre professores, estudantes e famílias e fortalecendo a modernização da gestão educacional.