Foram realizadas obras de melhorias e ampliação dos terminais baianos e novos voos regulares foram criados em todo o estado
O desenvolvimento dos aeroportos da Bahia é resultado de planejamento e investimentos do Governo do Estado. A meta é alavancar a aviação regional, com aumento da capacidade de voos comerciais, favorecendo o transporte de passageiros, o turismo e a atração de negócios. Estão sendo destinados R$ 800 milhões de reais ao setor.
Os projetos de melhorias e recuperação dos aeródromos baianos contemplam a reforma de terminais de passageiros, construção de vias de acesso, ampliação de pista de pouso de decolagem, pátio de estacionamento, iluminação pública, sinalização, entre outras intervenções. Com aporte do Governo Federal, através do Programa de Investimentos de Aeroportos Regionais, 20 aeródromos na Bahia serão beneficiados com novas intervenções. A meta Federal é construir ou recuperar um terminal a cada 100 quilômetros nos próximos cinco anos.
Atualmente, a Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA) administra 80 aeroportos regionais, entre eles, sete recebem voos comerciais: Porto Seguro, Vitória da Conquista, Barreiras, Teixeira de Freitas, Feira de Santana, Lençóis e Valença. Outros dois terminais são administrados pela Infraero: Ilhéus e Paulo Afonso. São 55 novos voos semanais e com a construção de quatro novos aeroportos em Senhor do Bonfim, Maraú, Jequié e Vitória da Conquista, o número vai ficar ainda maior. Para incentivar a ampliação de destinos comerciais na Bahia, o Governo reduziu a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do combustível de aeronaves (o querosene), conforme o número de municípios que uma companhia aérea atenda na Bahia.
Destaque
Visto como vetor de desenvolvimento econômico para o estado, o Governo realizou importantes investimentos nos últimos anos na aviação regional. O aeroporto de Feira de Santana, por exemplo, voltou a operar voos comerciais em setembro de 2014, e recebeu cerca de R$ 8 milhões para melhorias na segurança e operação aeroportuária. Com voos regulares das companhias Azul, Gol, Tam e Passaredo, o aeroporto de Porto Seguro recebeu maior número de passageiros em 2014, entre os demais terminais regionais da Bahia: aproximadamente 1,5 milhão de passageiros.
Já a cidade de Vitória da Conquista, devido ao crescimento econômico da região, ganhará até o final do ano um novo aeroporto. Ele poderá receber aeronaves do modelo Boeing 737-800, com capacidade de 160 a 189 passageiros. Isso representa o dobro de movimentação, se comparado aos que pousam no atual terminal – ATR 72.
O desenvolvimento de diversos setores é estimulado através dos investimentos na infraestrutura dos aeroportos regionais. Para o secretário Marcus Cavalcanti a aviação baiana possibilita acesso a saúde, segurança, incentiva o turismo e estimula o crescimento econômico. “As ampliações, reformas e tecnologias aplicadas nos terminais oferecem maior comodidade e mobilidade a todos”, afirma.
Novo aeroporto em Vitória da Conquista terá capacidade para voos com dobro de passageiros
A cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, conta atualmente com o aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, que opera 73 voos regulares por semana, registrando uma média 150 viagens por mês. Distante 517 quilômetros da capital baiana, este aeroporto registrou nos últimos anos a movimentação média de 350 mil passageiros por ano, que viajam em aeronaves ATR-72, pela companhia Azul.
Para atender a demanda da região, que está em evolução crescente como pólo de negócios, um novo aeroporto está sendo construído. As obras estão a todo vapor e já alcançaram aproximadamente 60% de conclusão da primeira fase, que serão finalizadas até janeiro de 2016.
No novo aeroporto a pista de pouso e decolagem e o terminal de passageiros, se comparados ao antigo, terão os seus tamanhos ampliados. A pista, por exemplo, com 2.100 metros de comprimento, estará apta a receber aeronaves maiores, como o Boeing 737-800, com capacidade para transportar de 160 a 189 passageiros. Isso representa o dobro de movimentação, se comparado aos que pousam no atual terminal – uma ATR 72, com aproximadamente 70 assentos.
Estão sendo investidos cerca de R$86 milhões, dos quais R$60 milhões são de um convênio entre a Secretaria de Infraestrutura do Estado e a Secretaria da Aviação Civil (SAC). O terminal de passageiros (TPS) do novo aeroporto receberá investimentos do Programa de Aeroportos Regionais do Governo Federal, sendo a SAC a responsável por sua construção.
Para garantir voos mais seguros e menos dependentes de condições climáticas, o novo aeroporto de Vitória da Conquista irá operar por instrumento (IFR), o que significa que segue a um conjunto de regras utilizadas pelo piloto para conduzir uma aeronave, orientando-se pelos instrumentos de bordo, ao invés de se orientar por referências visuais exteriores a aeronave.
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