Governo Federal reconhece situação de emergência em Aracatu

 

 

Prefeita de Aracatu BA

 

A portaria que oficializa o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (26). E dez municípios obtiveram o status por conta de estiagem.

Na Bahia, estão nesta condição  os municípios de Aracatu, Mansidão e Planalto. Já a cidade de Amélia Rodrigues, a emergência se deu por conta das fortes chuvas. Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu situação de emergência em 24 cidades brasileiras atingidas por desastres naturais, dentre elas quatro baianas.

A prefeita Braulina  diz que também  estar correndo atrás, em outras instancias  governamentais em busca de ajuda.  E  ja solicitou apoio do governo do estado da Bahia.