O Governo da Bahia inaugurou, no sábado (1º), em Caetité, o 19º Ponto Cidadão e a Praça da Ciência, em parceria com a prefeitura do município. Ambos os equipamentos estão situados na Praça Pompeu Fernandes da Cunha, no bairro Pernambuco.
A partir desta segunda-feira (3), das 7 às 15h, o Ponto Cidadão – unidade compacta do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) – vai ofertar os principais serviços da rede, como a emissão da carteira de identidade (RG), carteira de trabalho (CTPS), CPF e antecedentes criminais, além do serviço de seguro desemprego e intermediação de mão de obra.
Na cerimônia de entrega do Ponto Cidadão, o secretário de Administração, Edelvino Góes, destacou a importância do novo equipamento para a população do Sudoeste baiano. “Facilitaremos o acesso aos principais serviços da rede e ao exercício da cidadania. Saltaremos de 121 emissões mensais de documentos de identidade para 1.100 e de 134 carteiras de trabalho para 600. E o melhor, o cidadão receberá a sua documentação em até 15 dias”.
Capacidade
O Ponto Cidadão também terá a capacidade mensal de realizar 1.760 atendimentos vinculados ao sistema público de emprego e renda (seguro desemprego e intermediação para o trabalho). Anteriormente, a média mensal era de 430 atendimentos.
A unidade de atendimento da Rede SAC, uma parceria da Secretaria de Administração (Saeb) com a administração municipal e as secretarias de Trabalho (Setre) e de Segurança Pública (SSP), atenderá aos mais de 52 mil habitantes de Caetité, além dos moradores dos nove municípios circunvizinhos – Igaporã, Pindaí, Licínio de Almeida, Caculé, Ibiassucê, Lagoa Real, Livramento do Brumado, Paramirim e Tanque Novo.
Atualmente, a Rede SAC conta com 56 unidades de atendimento em todo o território baiano, sendo 35 postos fixos na capital e interior do estado, 19 Pontos Cidadão (incluindo o de Caetité), e três rotas do SAC Móvel. O último posto a ser entregue foi o SAC de Itabuna, em janeiro deste ano, ampliando em mais de 100% a capacidade de atendimento em todo o estado.
Praça
A Praça da Ciência, modelo já instalado nas cidades baianas de Caém, Mulungu do Morro, Muritiba e Maetinga, oferece experimentos lúdicos/científicos, como conchas acústicas, bicicleta geradora, harpa de tubos, alavanca, cadeira giratória, balanços de comprimentos diferentes e basquete giratório. Implantado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o projeto visa popularizar e estimular a construção de uma cultura científica nas comunidades do Estado.
A cerimônia de entrega dos equipamentos contou com a presença dos secretários estaduais de Administração, Edelvino Góes e Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça, respectivamente, ambos representando o governador Rui Costa, do coordenador dos postos SineBahia, Júlio Cezar Batista, representando o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes, do prefeito de Caetité, José Barreira de Alencar Filho, e outras autoridades.
Emília Mazzei
Sucursal Vitória da Conquista
Deixe seu comentário