O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, apresentou, nesta terça-feira (26), durante a 38ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o programa “Ciência Sem Fronteiras”, que vai custear 100 mil bolsas de intercâmbio nas principais universidades do exterior para estudantes, desde o nível médio ao pós-doutorado. A intenção é promover o avanço da ciência, tecnologia e competitividade do Brasil.
As bolsas são para cursos das áreas de Ciências da Saúde, Ciências da Vida e Engenharia e Tecnologia. Mais de 27 mil bolsas serão para alunos de graduação e 24,5 mil para doutorado de um ano.Das 100 mil bolsas, 75 mil serão bancadas pelo governo, e outras 25 mil restantes serão financiadas pela iniciativa privada. Elas dão direito a passagem aérea, ajuda custo de 870 dólares e seguro saúde.
Para se candidatar, o aluno precisa estar pelo menos na metade do curso, ter nota no Enem acima de 650, de qualquer instituição, ou também para alunos premiados em olimpíadas científicas, como a Olímpíada de Matemática.
A apresentação do projeto está disponível no link http://www.mct.gov.br/upd_blob/0217/217221.pdf
Deixe seu comentário