Governo Lula antecipa campanha contra dengue após alta de casos

Campanhas contra arboviroses são normalmente lançadas no verão; segundo Lula, o objetivo é tratar da questão a médio prazo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou na tarde desta quarta-feira (18) que o Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha de combate à dengue para este ano.

No evento, o petista manifestou a expectativa de que o Brasil tenha o “verão com menos dengue da história”, em resposta ao aumento de casos e mortes pela doença. Normalmente, as campanhas contra a dengue e outras arboviroses são lançadas no verão. A estação começa em 21 de dezembro.

No início da apresentação, Lula afirmou que o objetivo do governo é tratar da questão a médio prazo. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, apresentou o plano de ação como um “movimento nacional”, que envolverá governo federal, Estados, municípios, sociedade civil e trabalhadores da saúde. Além da dengue, Nísia também citou doenças como a febre oropouche, zika e chikungunya. “Todas essas mortes são evitáveis, e é com isso que queremos trabalhar”, declarou.