A manhã desta sexta-feira, 31, ficará registrada como um marco do novo governo municipal de Vitória da Conquista. A data será lembrada como o dia da entrega dos relatórios feitos pela comissão de transição ao prefeito Herzem Gusmão e à Câmara de Vereadores da cidade. “Esse relatório é, na verdade, um retrato, um raio-x, de como nós encontramos a prefeitura de Vitória da Conquista”, declarou o prefeito.
O relatório foi entregue ao prefeito no Gabinete Itinerante, montado no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, pelos secretários Marcos Ferreira, Marivone Ribeiro e Diego Gomes, acompanhados por coordenadores e assessores. “Esse é um relatório técnico, um relatório espelho da situação complexa e delicada em que recebemos a Prefeitura da terceira maior cidade do estado, muito diferente do que diziam”, afirmou o secretário do Gabinete Civil, Marcos Ferreira.
Segundo o secretário, o relatório apresenta aspectos das secretarias de Educação, Saúde, incluindo o Hospital Esaú Matos, e relata a situação do patrimônio, dos veículos e do balanço financeiro. Após apresentar o documento de quase 300 páginas ao prefeito, a comissão seguiu para a Câmara Municipal, onde foi recebida pelo presidente da Casa, o vereador Hermínio Oliveira.
Para o presidente, o momento foi de grande importância para o legislativo. “O relatório está sendo entregue em tempo hábil, parabenizo a equipe, estamos recebendo esse relatório para estudar e dar conhecimento à população de tudo que aconteceu na gestão anterior. Estamos sempre preocupados em fazer o melhor em defesa do nosso município”, resumiu.
“Vamos analisar o relatório, como tem que ser. É um relatório importante para a cidade, que trata desta transição, dada a importância desse governo e da preocupação muito grande que tem com Vitória da Conquista. Ele nos traz toda a verdade sobre o nosso município e virá à tona”, afirmou o vereador e líder do Governo na Câmara, Luís Carlos Dudé .Gabinete Civil 31/03/2017
O relatório também será encaminhado ao Tribunal de Contas dos Municípios, TCM, responsável pela Resolução 1311/12, que determina esse procedimento na transmissão de cargos de Prefeitos, Vice-prefeitos e Presidentes de Câmaras. O prefeito Herzem Gusmão destacou que esse é o primeiro relatório de transição apresentado em Vitória da Conquista, já que na época em que a Resolução foi publicada houve reeleição do então prefeito, Guilherme Menezes, e o relatório de gestão não veio a público.
“ Esse é um levantamento responsável para que a gente possa a partir desse momento demonstrar a Vitória da Conquista que temos a responsabilidade de informar dados técnicos. Encontramos uma prefeitura extremamente desorganizada, muito desorganizada. Surpreende aos técnicos a desorganização da prefeitura. Como também surpreende a todos nós que, na Emurc, a gestão anterior tenha sido capaz de firmar 28 parcelas de uma renegociação de débitos fiscais e nenhum parcelamento foi honrado. O que significa isso? Chegamos ao governo as obras já estavam todas paradas porque o dinheiro cai na conta da Emurc e tem bloqueio de conta em função desses parcelamentos não honrados e até fundo de garantia por tempo de serviço que era descontado do trabalhador não era recolhido. Um absurdo. São dados que merecem atenção, e que vamos revelar responsavelmente ao cidadão conquistense e às autoridades competentes. A Prefeitura não se modernizou ao longo do tempo, mas nós iremos modernizar, modernizar as finanças, a administração, mas sobretudo, modernizar o atendimento e os serviços públicos, na saúde, na educação. Conquista perde muito dinheiro, não só de emendas, a Prefeitura perdia emendas de deputados por questão politica ou de simpatia, mesmo correligionários do PT. Conquista foi a cidade que mais perdeu recursos do Ministério do Desenvolvimento Social, milhões, nós perdemos. Em relação ao Minha Casa, Minha Vida nós perdemos 25 milhões de reais, recursos para postos de saúde, para creches, para infraestrutura, porque você constrói esses conjuntos e as famílias recebem com tanta alegria e esses recursos voltam para Brasília e nós não conseguimos aplicar. Voltando à Secretaria da Fazenda, estamos com técnicos para reabilitar muitos créditos, recursos que nós estamos perdendo. Nós não vamos improvisar, a prova disso são os nossos técnicos, de excelência, temos uma equipe fantástica, que está acima da média. Agora estamos prontos para planejar, sabendo do que encontramos, das dificuldades que enfrentaremos. Vamos elaborar o plano estratégico de desenvolvimento de Conquista, com metas claras e objetivos desafiadores. Vamos revolucionar a gestão pública dessa cidade, imprimindo a ela a eficiência que faltava, a transparência que não existia, mas sobretudo o respeito ao cidadão e ao dinheiro público que foram abandonados. Vitória da Conquista vai se surpreender”, concluiu o prefeito.
Deixe seu comentário