Guanambi é a primeira colocada entre as cidades baianas no Índice de Governança Municipal
(IGM/CFA), do Conselho Federal de Administração. Foto: VBS Drones
Guanambi, no Sertão Produtivo, é o primeiro colocado entre os municípios baianos com até 100 mil habitantes e PIB per capita de até R$20.400, no Índice de Governança Municipal (IGM/CFA), do Conselho Federal de Administração. A análise é feita com dados de 2018 disponíveis publicamente em diferentes órgãos relativos aos setores de finanças, austeridade, saúde, educação, assistência social etc.
O município aparece à frente de cidades como Bom Jesus da Lapa, Brumado, Irecê e Jacobina, entre outos, e também surge na 12ª colocação quando avaliada junto a outros municípios brasileiros. O prefeito Jairo Magalhães (PSB), celebrou os resultados por meio de sua assessoria de comunicação.
“Esta classificação aferida por um órgão independente e importante nos enche de alegria, o que divido com toda nossa equipe, mostrando que estamos honrando os compromissos de trabalhar em todos os segmentos, fazendo Guanambi avançar e construir um futuro ainda melhor para todos”, avaliou.
O IGM-CFA foi lançado em novembro de 2016 pelo Conselho Federal de Administração, com auxílio técnico do Instituto Publix para o Desenvolvimento da Gestão Pública. O índice consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: finanças, gestão e desempenho.
Vitória da Conquista
Apesar de recente premiação como o município mais transparente do Nordeste, Vitória da Conquista ficou em apenas 116º lugar no IGM-CFA, entre os 154 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes e PIB per capta de até R$28.900. Segundo o índice, Conquista precisa melhorar na Qualidade da Gestão, assim como, na parte Fiscal, com a necessidade do aumento da receita própria, por exemplo.
Com informações do Bocão News.
Deixe seu comentário