HISTORIADOR BAIANO APRESENTA DIÁRIO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL EM SIMPÓSIO NACIONAL

 

 

Entre os dias 14 antonio-4e 18 de novembro, o historiador Antônio Ernesto Viana Soares participou do VIII Simpósio Nacional de História Cultural. O evento teve como tema orientador as pesquisas relacionadas à Memória Coletiva e Memória Individual e ocorreu na Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína, em Goiás. Antônio Ernesto comunicou sua pesquisa Memória, Cotidiano e Representações da II Guerra no Diário do Cabo Edson Dias Soares e terá seu texto publicado nos Anais do evento.

A pesquisa decorre do trabalho que o historiador vem desenvolvendo sobre as memórias da II Guerra, especialmente as que se referem ao Diário do Cabo Edson Dias Soares, redigido durante sua permanência junto ao contingente brasileiro ao lado das forças aliadas nos campos de batalha na Itália no período de dezembro de 1944 a setembro de 1945.  Inspirado na redução de escalas proposta pelo campo da micro-história, área de pesquisa vinculada à história cultural, o historiador examina o Diário do soldado Edson Dias Soares no tocante à forma, linguagem e composição; a identificação dos elementos usados pelo soldado para representar os campos de batalha em sua narrativa pessoal e ainda, a transcrição de práticas e imaginários que caracterizam o cotidiano dos soldados brasileiros nos campos de batalha.

Fruto dos debates empreendidos com professores e pesquisadores de diversos cursos de pós-graduação no País e da publicação de seu livro Cotidiano e Representações da II Guerra no Diário do Cabo Edson Dias Soares (2014, Ed. Kelps), o historiador prepara a produção de um curta-metragem, no qual os aspectos mais instigantes do Diário se farão conhecidos. A produção do curta-metragem tem fins didáticos e tem como meta a utilização em escolas da rede pública e privada.antonio

Antônio Ernesto Viana Soares acompanhado do Prof. Dr. Paulo Monteiro (Mackenzie/SP), da Profa. Thais Leão (UFMT) do Professor Dr. André LuisBertelli (UFU) e de diversos pesquisadores e alunos dos cursos de pós-graduação em História.

att1

Antônio Ernesto Viana Soares acompanhado dos Professores Dr. Rodrigo de Freitas Costa (UFTM), Dra. Heloisa Capel (UFG) e de diversos pesquisadores dos cursos de pós-graduação em História. Os professores coordenaram o Simpósio Temático Memórias em Movimento: um debate a partir das linguagens artísticas durante o VIII Simpósio Nacional de História Cultural.