Prevenção e Combate à Pressão Alta
DOENÇA SILENCIOSA
Para o presidente da Sociedade de Cardiologia do Centro Oeste, Lázaro Fernandes a pressão alta é uma doença silenciosa. “Em suma a hipertensão é a principal causa da morte no mundo ocidental, mas, pode ser descoberta e controlada por medidas simples que é a conduta saudável, com pouco sal na alimentação, atividade física regular e uso de medicamentos”, informa. “Mas, a dificuldade maior está primeiro no diagnostico, 50% dos hipertensos não sabem que fazem parte desse quadro e em segundo, na conscientização que o tratamento é vitalício, necessário por toda vida”, afirma.
De acordo com Cortês, durante a campanha a equipe de saúde aborda outros fatores de risco para outras doenças degenerativas, como a diabete, colesterol, o combate ao tabagismo e alcoolismo. Para o presidente, toda a população deveria se conscientizar para prevenção dessas doenças. “No caso da hipertensão, o governo deveriam incentivar as indústrias a produção de quantidade menor de gordura e sal com impostos menores”, diz. “As crianças também são alvo da campanha, afinal elas são a próxima geração, semeamos hoje o que vamos colher no futuro”, opina.
IDOSOS SAUDÁVEIS
O Clube da Caminhada do Sesc-Guará levou ontem, em cinco ônibus, um grupo de idosos para a abertura da campanha. Segundo supervisor de atividades, Mauro Marques, a caminhada traz muitos benefícios à saúde, além de controlar e prevenir doenças como a pressão alta. “A caminhada leva a troca de hábitos, o que gera mudanças favoráveis à melhoria da qualidade de vida. Além disso, estimula o processo cognitivo, como a memória”, cita ele.
O Clube da Caminhada, há dois anos, vem trabalhando gratuitamente com pessoas da terceira idade, apoiando campanhas da saúde e estimulando a caminhada em parques ecológicos da cidade. Aproximadamente 120 idosos fazem parte do grupo que promove, além da atividade física, palestras e orientações importantes, como a prevenção da queda do idoso..
Deixe seu comentário