Números de atendimento do hospital demonstram sua importância para a região.
450 funcionários, mais de R$ 1 milhão de investimento mensal da Prefeitura de Vitória da Conquista, o Hospital Municipal Materno-Infantil Esaú Matos oferece à população uma ampla variedade de serviços.
A unidade conta com sofisticados equipamentos e uma equipe preparada e dedicada, composta por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo.
A quantidade de procedimentos realizados no hospital nos últimos dez meses reforça a sua importância para a população da região.
Nesse período, foram feitos mais de 2500 partos. Todo o atendimento é feito de forma humanizada, possibilitando o máximo de contato entre a mãe e o bebê, que ficam em alojamentos conjuntos e não em quartos separados. Na área de obstetrícia, entre atendimentos e internamentos, mais de 9700 procedimentos foram realizados desde o início de 2010.
A implantação da UTI neonatal no Hospital, em 2002, permitiu que os recém-nascidos que precisavam de atendimento especializado não fossem mais transferidos para Salvador. Oitocentas e seis crianças já foram atendidas na UTI do hospital esse ano. A iniciativa, do Governo Participativo em implantar este equipamento público contribuiu significativamente para reduzir os índices de mortalidade infantil. Na área de pediatria o Esaú Matos contabilizou 9514 atendimentos, somando-se internamentos e consultas, nos últimos dez meses.
Outros procedimentos – No ambulatório, o hospital também disponibiliza uma gama de serviços. O número de pequenas cirurgias, planejamento familiar, consultas pré-natal, neonatal, ginecológica, entre outros atendimentos ambulatoriais realizados de janeiro a outubro de 2010, ultrapassa 7 mil.
O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Esaú Matos, espaço que alia profissionais qualificados e equipamentos de alta tecnologia que garantem mais segurança e maior precisão no diagnóstico, realizou cerca de 22 mil procedimentos (eletrocardiogramas, eletroencefalograma, ultrason, raio x, mamografia, colonoscopia, endoscopia e punção de mama) nos últimos dez meses.
No mesmo período, foram feitas quase 600 cirurgias eletivas e cerca de 60 em caráter emergencial. As intervenções integram cirurgias ginecológicas, vasectomias, pediátricas, otorrinolaringologia e buco maxilo faciais, e os pacientes são acompanhados, posteriormente, por uma equipe que auxilia na total recuperação.
O balanço demonstra que graças à qualidade na prestação de serviços de saúde, o Hospital Esaú Matos ganhou a confiança da comunidade, que encontra no local assistência integral e humanizada.
por: Secom – PMVC
Deixe seu comentário