Instituto Irmãos Nogueira inicia projeto de incentivo ao esporte em Vitória da Conquista.

 

Com o lema “Esporte Para Além das Fronteiras”,  os Conquistenses idealizadores do projeto, Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro deram inicio as atividades esportivas com alunos da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista, que nesta primeira etapa,  contará com 200 alunos da rede municipal de educação.

A prefeitura de Vitória da Conquista, através da secretária de Educação Municipal, que é uma das principais  parceira do projeto, realizou um evento grandioso para celebrar o inicio das atividades. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (25),   na quadra poliesportiva da Escola Municipal Lycia Pedral, no bairro Panorama,  e contou  com os demais  parceiros da iniciativa privada,  que também estão dando suporte  ao projeto..

Também participaram da cerimônia o pai de Rodrigo e Rogério, o empresário Hamilton Nogueira; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Luís Carlos Dudé; a ex-vice-prefeita e ex-secretária municipal de Desenvolvimento Social, Irma Lemos; secretários municipais; o representante do Comando da Polícia Militar, tenente coronel Sílvio Berlinque, e os moradores da localidade, e  os  alunos da primeira turma e seus familiares.

A prefeita Sheila Lemos ao falar do projeto disse que a iniciativa é pioneira na Bahia, e que; “nossa tratativa com os irmãos Nogueira começou em dezembro de 2021. Graças a Deus, é com muita alegria que estamos aqui, hoje, no início desse grande projeto, que vai aliar a educação ao esporte. Nós sabemos que, muito mais que formar atletas, o esporte vem ajudar a formar o cidadão de bem. Então, temos certeza que esse projeto será um sucesso”, afirmou a prefeita Sheila Lemos.

De acordo com Rogério Minotauro, o esporte tem o poder de levar para as crianças valores como disciplina, caráter, honestidade, respeito, autocontrole e modéstia.  “O contato com esses valores vão acrescentar muito nas decisões que essas crianças vão tomar, porque elas têm a oportunidade, independentemente de se tornarem campeãs no esporte, com certeza vão ser campeãs da vida. Então, a gente vê muito o poder do esporte, o poder determinante do olhar do mestre, o mestre ao olhar pra ele e fazer com que ele se sinta um campeão, se sinta valorizado, e aí ele vai mudar não só a atitude dentro da escola, dentro do tatame, mas dentro da sociedade”, disse o atleta.

Já Rodrigo Minotouro falou sobre a alegria em trazer o projeto para Vitória da Conquista, a terra natal dos irmãos. “Esse será o primeiro núcleo pra atender às escolas, e a gente tem intenção de implantar mais cinco núcleos junto com secretário Larry, pra atender as escolas diretamente. Eu sou filho de professor de educação física e sei o quanto o esporte precisa desse incentivo de esportistas, e a gente está fazendo isso pela nossa cidade. Sou feliz e grato pela parceria com a Prefeitura de Conquista, que esse seja o primeiro de muitos projetos na cidade”, contou.

O  secretário municipal de Educação, Edgard Larry, pasta que firmou a parceria com o Instituto,  em seu pronunciamento disse que a iniciativa irá desenvolver a criatividade e a formação cidadã dos estudantes. “Para além da formação esportiva, proporciona uma formação disciplinar, ética, baseada em princípios e valores que dizem respeito à cidadania. Então, é um projeto inusitado em nosso município e temos certeza de que, com esse projeto, inauguramos um novo tempo no esporte dentro da Secretaria Municipal de Educação”, comentou Lary.