Itororó: Wildeberg, proprietário da Fazenda, explica por que a extração do minério ainda não se iniciou na cidade.

Diante de toda a especulação e expectativa criada por toda a população de Itororó, comerciantes e gestores o Blog Itororó Já resolveu buscar uma entrevista com o psicólogo, empresário e proprietário da Fazenda Pancadinha, uma das propriedades onde foi encontrado minério e onde ocorrerá a extração do mesmo dentro de alguns meses.

.

K.A: Bom dia Wildeberg! Obrigado por se dispor a responder e tirar algumas dúvidas da população sobre a vinda de uma empresa de extração de minério para Itororó. Este fato mudará a rotina do município e da região. Explica pra a gente em que ordem está à situação? A empresa já tem data para iniciar os trabalhos?

Wildeberg: Bom dia Keile! No nosso último contato com agentes do fundo investidor foi verificada a necessidade de um recadastramento pela empresa para o DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) com o intuito de redimensionar a área a ser explorada. Tal estudo já foi realizado e entregue ao órgão competente.

 Quanto ao prazo para iniciar os trabalhos, primeiro será necessário Itororó se adequar para alavancar no desenvolvimento e isso não ocorre da noite para o dia.

K.A: Itororó, hoje, está preparada para receber o investimento que virá?

Wildeberg: Não, observando a atual estrutura da prefeitura e seu staff seria inocente da minha parte dizer que sim. Falta todo um processo de reformas em todas as secretarias no âmbito de adequar Itororó ao progresso. Reforma no setor fiscal, tributário e fundiário.

K.A: Seja mais claro Wildeberg. Que tipo de adequação você se refere?

Wildeberg: Falta a Itororó um Plano Diretor Municipal, Plano Diretor Ambiental, entre outros seria um caos tributário e imobiliário se recebêssemos o investimento do jeito que Itororó se apresenta agora.

K.A: Nesse caso a empresa de extração só virá se o município de adequar a essas necessidades?

Wildeberg: Não, a vinda da empresa exploradora de minério não está atrelada a adequação do município, mas, o desenvolvimento organizado sim. Sem adequação quem ganhará serão os especuladores que virão se instalar aqui, por conta doe nós mesmos permitirmos.

K.A: Qual minério foi encontrado na Fazenda Pancadinha exatamente?

Wildeberg: Tabarito Magnético.

K.A: Quais os maiores interessados no minério encontrado aqui?

Wildeberg: Chineses e Canadenses

K.A: Haverá um impacto ambiental no setor hídrico? A população se preocupa com isso.

Wildeberg: Não. Todo o processo de exploração será a seco.

Assim que alguma novidade em torno do assunto sobre mineração em Itororó ocorrer, o Blog Itororó trará todas as informações que obtiver. Wildeberg que conversou com a gente após retornar de sua viagem a Belo Horizonte – MG participará de uma entrevista nesta sexta-feira, 02, às 12h feita pelo radialista Rubinho Cordeiro na Rádio Itapuy FM, 105,3.

Informações do Blog Itororó Já