A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância à Saúde, está realizando a campanha Janeiro Roxo de prevenção à hanseníase. O tema “Hanseníase: identificou tratou, curou” traz um alerta à população sobre a existência da doença, os principais sinais e sintomas, qual serviço deverá procurar e como é feito o tratamento.
O Brasil permanece em segundo lugar no ranking mundial em número de casos novos, o que o classifica como um país prioritário para a hanseníase pela Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão que definiu o último domingo de janeiro como Dia Mundial Combate e Prevenção da Hanseníase. No Brasil, a data foi instituída pela Lei Federal n° 12.135/2009, intitulada como Janeiro Roxo, para caracterizar essa luta e mobilização.
Em Vitória da Conquista, segundo dados do Sistema Nacional de Notificação (Sinan), nos últimos 10 anos, foram identificados 458 pacientes com diagnóstico de hanseníase, desses 42,9% apresentaram algum grau de incapacidade física devido ao diagnóstico tardio. Em 2024, 19 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Por isso, a SMS considera a campanha do Janeiro Roxo como fundamental para discutir a doença como problema de saúde pública, orientando a população sobre o acesso e o tratamento da hanseníase.
Este ano, a programação da campanha, que acontece de 24 de janeiro a 21 de fevereiro, reforça a importância das ações de prevenção e enfrentamento à hanseníase, com o objetivo de evidenciar a necessidade do diagnóstico precoce e tratamento adequado. Para isso serão realizadas palestras, rodas de conversa e capacitação de profissionais de saúde da Atenção Primária em Saúde, bem como orientações para população sobre a doença.
O tratamento da doença é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, referência em casos suspeitos de hanseníase. A unidade conta com uma equipe multiprofissional especializada composta por dermatologista, fisioterapeuta, enfermeiros, farmacêutico e assistente social. Está localizado na Praça João Gonçalves, S/N – Centro (ao lado do CAAV), e funciona das 7h às 12h de segunda a sexta-feira.
Programação:
24 de janeiro
Palestra no Facilita Saúde
30 de janeiro
Palestra no Cemae
31 de janeiro
Panfletagem na Ceasa
03 de fevereiro
Palestra para a equipe do Consultório na Rua
04 de fevereiro
Panfletagem na Estação Herzem Gusmão
06 de fevereiro
Palestra na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social/Bolsa Família
07 de fevereiro
Palestra na Escola Grau Técnico
18 e 19 de fevereiro
Atualização com os médicos da Rede de Atenção Primária em Saúde
20 de fevereiro
Atualização com os agentes comunitários de saúde da Rede de Atenção Primária em Saúde
21 de fevereiro
Atualização com os enfermeiros da Rede de Atenção Primária em Saúde
Link: https://www.pmvc.ba.gov.br/janeiro-roxo-campanha-de-combate-a-hanseniase-em-vitoria-da-conquista-comeca-dia-24-e-segue-ate-21-de-fevereiro/
Deixe seu comentário