Líder de Jerônimo na Assembleia critica Via Bahia e diz que CPI será instalada se atender critérios jurídicos

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Rosemberg Pinto (PT), disse neste domingo (30) ao Política Livre que a CPI para apurar irregularidades cometidas pela Via Bahia na prestação dos serviços nas rodovias do Estado será instalada se houver um parecer favorável da Procuradoria Jurídica da Casa. Proposta pelo deputado Marcinho Oliveira (União), o requerimento de criação da comissão já tem 24 assinaturas de parlamentares da maioria e da minoria, três a mais do que o mínimo necessário.

“A CPI tem uma sinalização de número suficiente para ser referendada, ou seja, cumpriu a primeira etapa. A segunda agora é o presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes (PSD), decidir ou não pela instalação, com base no parecer jurídico da Procuradoria, acredito. Se cumprir esse rito, cabe a mim e ao líder da oposição, deputado Alan Sanches (União), indicar os membros, dentro da proporcionalidade. Se a CPI estiver dentro dos critérios regimentais e constitucionais, vou indicar os membros rapidamente”, garantiu Rosemberg.

O petista criticou os serviços prestados pela Via Bahia. “A população baiana tem sofrido há anos com o descaso da concessionária, que não cumpre o contrato que assinou para gerir as rodovias que ela administra. É natural que a Assembleia seja também a caixa de ressonância dessa insatisfação”.

Depois do recesso de julho, os deputados estaduais retornam aos trabalhos nesta terça-feira (01).Fonte:  Conteúdo do Política Livre