Secom/PMVC
O Hospital Municipal Esaú Matos recebeu nesta terça-feira, 20, mais uma visita do Clube das Pétalas Loja Maçônica União e Liberdade Conquistense. O grupo é formado pelas esposas dos maçons da Loja União e Liberdade Conquistense e, periodicamente, realiza doações de kits para mães carentes que dão à luz no hospital. Desta vez, foram doados 30 kits completos que são compostos por banheira, roupinhas de bebê e produtos de higiene para os recém-nascidos.
A visita também contou com a presença dos maçons, dentre eles, o Venerável Mestre da Loja, George Challub. Ele explicou que o trabalho do Clube das Pétalas já vem sendo realizado há alguns anos pelas cunhadas e foi abraçado pela maçonaria, ganhando ainda mais força com o apoio e a participação dos obreiros da loja. Ele ressaltou, ainda, o papel de amparo, um dos pilares da maçonaria: “Esse amparo deve se estender não apenas aos irmãos maçons, mas para a sociedade em geral. Esse trabalho tenta resgatar a dignidade para esses seres humanos no momento do nascimento e, também, através da sua mamãe que dá à luz e se sente confortada, se sente amparada”, completou.
O principal objetivo do Clube das Pétalas é promover a solidariedade por meio do potencial fraterno da maçonaria, algo que vem ao encontro do trabalho realizado no Esaú Matos que tem no acolhimento humanizado uma das maiores bandeiras do hospital, cuidando melhor das pessoas e se aproximando cada vez mais da população. Essa parceria tem dado bons frutos e se tornado cada vez mais forte justamente pelo objetivo em comum de apoiar a família como um todo, seja cuidando dos recém-nascidos, seja acolhendo os pais e familiares. A escolha do hospital para receber as doações não foi por acaso: “esta escolha feita pelo Clube das Pétalas se deve justamente por este abraço que o Esaú dá a estas mães que estão em situação de vulnerabilidade, que não tem condições de preparar a chegada do bebê ou de lhe trazer um conforto maior”, explicou o Venerável George Challub.
As doações do Clube das Pétalas já se tornaram uma tradição no Hospital Esaú Matos, por levar auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade que, por vezes, não podiam acolher os recém-nascidos com o mínimo necessário para garantir seu bem estar e, consequentemente, a sua saúde. Os kits são fruto de doações coletadas internamente na própria Loja Maçônica e, também, da realização de uma feijoada que angaria fundos para a compra dos itens. “Desde junho do ano passado, até agora, a quantidade de kits doados já superou a quantidade dos quatro últimos anos”, afirma o Venerável George, acrescentando: “O projeto precisa ganhar visibilidade para que tenhamos mais pessoas ajudando”.
Foi um momento ímpar que veio reforçar o empenho dos maçons em, de mãos dadas com o Hospital Esaú Matos e a Fundação Pública de Saúde, ajudar a ampliar ainda mais esta iniciativa tão nobre do Clube das Pétalas. Uma ação humana e sensível para amenizar a necessidade do próximo com um gesto tão grandioso de dedicação e solidariedade.
Deixe seu comentário