Lula faz discurso emocionado no Parlatório e firma compromisso de acabar com a fome novamente

 

 

Após receber a faixa presidencial, o agora presidente atual, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), discursou por mais de 20 minutos no Parlatório do Palácio do Planalto. O petista foi empossado neste domingo (1). 

 

A tradicional solenidade de entrega da faixa não contou com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, que viajou para os Estados Unidos na tarde desta sexta-feira (30). Lula recebeu a faixa de  representantes do povo brasileiro e não conteve a emoção e chorou durante a entrega. De mãos dadas com os integrantes do grupo, saudou o público presente em frente ao Palácio do Planalto.

 

Em seu segundo discurso, Lula se emocionou em diversos trechos, como por exemplo o momento em que ele cita as desigualdades vividas atualmente no país.

 

“Reassumo o compromisso de cuidar de todos, sobretudo daqueles que mais necessitam. De acabar outra vez com a fome. Temos um imenso legado, ainda vivo na memória de cada brasileiro e brasileira”, afirmou.

 

Lula disse que é um “crime” a fome estar de volta ao país, ele afirmou ainda que “não pode haver lugar para tantas desigualdades”.

 

“Enquanto as mulheres ficam no farol com cartazes dizendo ‘me ajuda’, as pessoas ficam na fila de ossos de carne, o Brasil tem fila para a compra de jatinhos”, disse interrompendo a fala diversas vezes por conta da emoção. “É inadmissível que 5% desse país detenham a mesma renda de 95% dos demais”, pontuou ainda.

 

Lula também afirmou que não vai governar só para quem o elegeu, “mas para todos os brasileiros”.

Diretamente de Brasilia

 

Por Nicole Angel, de Brasília

Foto: Ricardo Stuckert