A celebração dos 10 anos de atividades do Madrigal do IFBA teve início em julho desse ano, através de uma apresentação na I Mostra Cultural do IFBA, em Salvador. E, nos dias 29, 30 de Novembro e 1º de Dezembro, acontecerá uma continuação dessa comemoração, com uma série de três concertos sacros, respectivamente no Auditório do IFBA campus Conquista, na Capela Universitária São Vicente de Paulo e na Igreja de Santana, em Rio de Contas.
O Madrigal do IFBA é um projeto de extensão do Instituto Federal da Bahia campus Vitória da Conquista criado em 2008 pelo maestro Marcos Ferreira, seu atual regente, com o objetivo de possibilitar a manutenção da prática musical dos estudantes/coralistas egressos da Instituição. Atualmente é formado por estudantes, egressos, servidores, pais de estudantes e amigos da comunidade, amantes da música vocal. O projeto prioriza a execução do repertório coral acappella e repertório sinfônico que apresentem um grau elevado de dificuldade técnica e musical, focando a pesquisa em torno de compositores brasileiros.
Ao longo desses 10 anos, o Madrigal realizou diversos concertos na Catedral Nossa Senhora das Vitória, durante as comemorações de aniversário de Vitória da Conquista, além de outras datas religiosas. Também foram realizadas apresentações na Capela São Vicente de Paulo, também em Vitória da Conquista, que inspiraram a escolha da Igreja Santana, em Rio de Contas, devido à sua estrutura acústica.
Sobre o Maestro
Marcos Ferreira é doutor em música pelo Programa de Pós-Graduação em música da UFBA e mestre em música pelo Centro Universitário do Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. Graduado em Regência e Piano, fez aperfeiçoamento em Regência Coral nos Seminários de Música Pró-Arte, Rio de Janeiro, na classe do Maestro Carlos Alberto Figueiredo.
Pela sua atuação como regente do Coral de Alunos do Colégio Pedro II do Rio de Janeiro, em fevereiro de 2003, Marcos Ferreira acompanhou ensaios do Coral da BBC, em Londres, a convite do maestro Bob Chilcott. Como regente de coros apresentou-se em Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Marcos Ferreira é professor de Educação Musical do IFBA campus Vitória da Conquista desde 2005, onde atua como maestro do Coral de Estudantes e do Madrigal.
Sobre a Solista
Deborah Cecília é cantora, compositora e atriz. Baiana de Piripá, iniciou seus estudos musicais no IFBA campus Vitória da Conquista, sob a orientação do maestro Marcos Ferreira. Graduou-se em Canto na Escola de Música da UFRJ, na
classe do Professor Marcelo Coutinho. Tem atuado em peças teatrais, teatro musical e ópera no Rio de Janeiro, além de participar em grupos vocais. Atuou como cantora e instrumentista nas novelas Tempo de Amar e Segundo Sol, da Rede Globo. Estreou peças de novos compositores para voz em diferentes formações musicais, tanto no canto lírico quanto na Música Popular Brasileira. Atualmente integra como cantora o Coro de Câmera ProArte e o musical “Frida, Frida, Frida”, e como compositora o Coletivo de mulheres M.O.T.I.M., em cartaz em São Paulo.
Agenda de Concertos 2018
– 29 de novembro, às 19h30 – Auditório do IFBA
– 30 de novembro, às 19h30 – Capela Universitária São Vicente de Paulo, Vitória da Conquista/BA
– 1º de dezembro, às 20h30 – Igreja de Santana, Rio de Contas/BA
Deixe seu comentário