
Foto: Official White House/Daniel Torok Por: Metro1
Mais da metade das exportações brasileiras para os Estados Unidos já está fora da tarifa adicional de 40% imposta por Donald Trump, segundo estimativa do Goldman Sachs divulgada nesta sexta-feira (21).
A flexibilização ganhou força depois de o governo americano anunciar, na quinta, a retirada de diversos produtos agrícolas brasileiros, como carne bovina, tomate e café, da taxação, medida que responde tanto à pressão inflacionária interna quanto às tratativas com a diplomacia brasileira.
Trump confirmou que uma lista de mais de 60 itens deixará de pagar a sobretaxa, incluindo banana, açaí, castanha de caju, chás verde, preto e mate, além de manga, mandioca e goiaba. A mudança, que faz referência às conversas recentes entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, representa o primeiro avanço concreto do esforço do governo brasileiro para reduzir o “tarifaço”, que pode chegar a 50% sobre alguns produtos.
Em evento em São Paulo, Lula comemorou a decisão e disse estar confiante de que “as coisas vão acontecer”. Se quiser, transformo em nota para rádio, lead, chamada ou versão mais curta.










Deixe seu comentário