Massimo Ricardo De Benedictis deixa uma imensurável contribuição, à Cultura e as artes para Vitória da Conquista e a Bahia.

Foto web

O Portal de comunicação e informação A Gente Diz, apresenta moção de pesar aos familiares e amigos pelo  falecimento do jornalista, radialista  e escritor Massimo Ricardo De Benedictis, que faleceu no final desta semana, no domingo, 06, em Vitória da Conquista.BA

Massimo Ricardo De Benedictis deixa um legado com muitas contribuições nas áreas cultural,  artísticas e política,  para Vitória da Conquista e Bahia.

Dentre as tantas iniciativas lideradas por Benedictis podemos destacar o seu ativismo e dedicação e apoio, às artes, a música, a poesia e  a literatura.

Foi um dos co-fundadores da Academia de Letras de Vitória da Conquista,  e a APOLO – Academia Poçoense de Letras e Artes, foi o idealizador e diretor do festival de Inverno da Bahia, que alcançou repercussão nacional, por quase uma década. Editor e Redator de inúmeras revistas e jornais em Vitória da Conquista e Região, etc.

Na sua passagem na área politica, foi presidente do PTB Partido Trabalhista Brasileiro, e chegou a ocupar a Secretaria de Cultura em Vitória da Conquista, na Gestão do então prefeito José Fernandes Pedral Sampaio,  e tempos depois foi o diretor do Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, ao qual ajudou muito a fomentar e articular os movimentos árticos de Vitória da Conquista.

“Na sua biografia consta que Ricardo iniciou sua trajetória acadêmica em Poções, prosseguindo seus estudos em Jequié e Salvador, onde se formou como professor. Sua carreira docente incluiu passagens por diversas escolas renomadas, como a Escola Anísio Teixeira e a Escola Euricles de Matos.”

E ainda, no campo literário, publicou quatro livros de poesia, além de obras de contos e crônicas, e organizou diversas antologias que celebram a literatura brasileira. Como músico, gravou discos pelas gravadoras RCA Victor e RGE/Fermata, e compôs hinos municipais para várias cidades baianas, incluindo Poções e Itagi.

E ao finalizar este enunciado,  e este tributo ao seus atos  e fatos  históricos de realizações, e  sobretudo esta  moção,  não podemos deixa de enfatizar a sua contribuição e participação como radialista e comentarista,  no   programa Cidade em Foco, que eu – Jor. Gildásio Amorim Fernandes – e o ex-presidente da Câmara de Diretores Lojistas de Vitória da Conquista  – CDL Sr. Nelival Pereira de Sá conduzíamos na rádio Melodia FM 87,9 de Vitória da Conquista,  e que diariamente contávamos com a presença e participação praticamente diariamente por mais de ano,  do Sr. Ricardo Benedictis.

www.agentediz.com.br