O MEC (Ministério da Educação) divulgou dia 8 de março resultados de indicadores que alçaram os cursos da FTC ao patamar de melhor entre as instituições de ensino superior públicas e privadas de Vitória da Conquista.
Pelo 4º ano consecutivo, a faculdade obteve a melhor nota do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) entre as faculdades particulares de Conquista, ficando com nota 2,77 no IGC (índice Geral de Cursos) e ainda obteve três cursos com nota 4 no CPC (Conceito Preliminar do Curso), cuja nota varia de 1 a 5.
Os cursos de destaques são Administração, Direito e Psicologia, e o resultado os coloca no topo do ranking da cidade, entre as instituições públicas e privadas.
O CPC é obtido no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos, Censo-MEC e demais itens.
Já o Enade, avalia o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
Liderança consolidada
Para a direção da FTC Conquista, “a divulgação do resultado do Enade 2015 vem consolidar o crescimento da FTC no que tange a qualidade de ensino e desempenho de estudantes”.
Das 2.109 instituições de ensino superior do país, a FTC Conquista está na posição de 580 (nota 2,77, numa escala de 0 a 5). Na Bahia, das 108 instituições, a FTC ocupa a posição 26ª, estando sempre na liderança com relação às demais instituições de ensino superior privadas do Sudoeste da Bahia.
“Acreditamos que este seja um excelente resultado para a instituição. Se dividirmos hoje, em quatro grupos, as instituições da Bahia, a FTC Conquista está hoje no primeiro grupo das faculdades e universidades baianas com êxito”, disse o diretor Sérgio Magalhães.
Os melhores cursos
Dos 1.806 cursos de Administração do Brasil, a posição do curso da FTC é o de número 85. Na Bahia, de 89 cursos, o curso de Administração é o 6º, estando à frente de todos os outros das outras instituições públicas e privadas: UESB – 21º; Faculdade Guanambi – 25º; Maurício de Nassau – 26º; FAINOR – 28º.
“O curso de Administração da FTC hoje é excelência no sudoeste da Bahia, não ficando atrás de nenhum outro curso, no que tange ao CPC”, destacou Sérgio Magalhães.
No que se refere ao curso de Direito, dos 1.066 que existem no Brasil, a posição do da FTC é o de 162. Dos 54 cursos baianos, o curso da FTC é o 9º melhor classificado. Veja o ranking: Faculdade Nobre (Feira de Santana) – 1º; Faculdade Guanambi -11º; UFBA – 15º; UESB – 18º; UESC – 20º; FAINOR – 23º.
Quanto aos cursos de Psicologia, dos 446 existentes no Brasil, a posição da FTC Conquista é a de 115ª. Já na Bahia, dos 33 cursos, a FTC está em 9º posição – Maurício de Nassau – 23ª; UFBA e Faculdade Guanambi (Cursos não reconhecidos até 31/12/2105).
A direção da FTC considera que “esses resultados vêm demonstrar a qualidade de ensino que a faculdade tem praticado ao longo dos anos em Vitória da Conquista, com muita seriedade em suas proposições, principalmente nas inovações pedagógicas que em sala de aula, através da metodologia de ensino baseada nas competências e habilidades dos alunos. Além disto, os inúmeros projetos de extensão onde os alunos se inserem acaba por definir este padrão de qualidade.”
Dos dez cursos em que a FTC foi avaliada no último triênio, seis estão acima da média nacional e sete estão acima da média na Bahia. Agora, a meta da FTC Conquista é obter nota 4 no IGC na próxima avaliação do Enade 2016.
Deixe seu comentário