A Faculdade Maurício de Nassau receberá profissionais, membros de associações, mães e comunidade geral para discutir sobre o tema, no dia 21 de março
Por Mara Ferraz
No dia 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down, data que será lembrada pela Faculdade Maurício de Nassau com ações voltadas tanto para quem tem down quanto para comunidade, empresas, mães, profissionais que atuam nessa esfera. O tema proposto para a palestra é “Mercado de Trabalho para quem é Down: avanços e desafios” e será realizada às 19h no Auditório da Nassau. Além disso, na parte da tarde do mesmo dia, às 15h, a Instituição disponibilizará um plantão com psicólogos e fisioterapeutas para atendimento ao público.
Para Maria Augusta Baiano, professora da unidade e uma das idealizadoras do evento, a principal questão para discutir esse tema é sobre o olhar do outro para quem tem Down na hora de empregar. “Essa questão me preocupa muito, pois vejo pouco envolvimento da sociedade na questão da inclusão e aproveitam pouco o potencial no desenvolvimento de atividades mais complexas e que proporcionam para eles a possibilidade de crescimento profissional e pessoal”.
Atualmente existe a Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146, que refere-se à inclusão de pessoas com deficiências pelas empresas, ainda assim, de acordo com a Professora, “isso é muito pouco, pois não é realizado o papel do Estado de uma forma eficaz na questão de incluir”, defende.
Geisa de Fátima Barros, que também estará presente no evento, é membro de uma das Associações que tratam do Down, a Conquista Down, e revela que “os primeiros passos para essa inclusão do Down no mercado de trabalho estamos realizando com o estímulo precoce para o desenvolvimento cognitivo para a realização das tarefas”.
Participarão da Mesa Redonda: a Psicóloda Ana Cristina Cardoso, do Mundo Ímpar e a Pedagoga Tanea Cristina Freire também do Mundo Ímpar, Geisa Barros, representante da Associação Conquista Daown. As atividades serão realizadas na Faculdade Maurício de Nassau, no endereço Av. Otávio Santos, 158, Bairro Recreio. Telefone para contato 3429 6473.
Fonte: http://www.mauriciodenassau.edu.br/
Deixe seu comentário