Meteorito cai na Rússia e fere centenas; veja o vídeo Corpo celeste provocou quebra de vidros durante queda espetacular

 

Cinegrafista russo captura momento em que meteorito entra na atmosferaCinegrafista russo captura momento em que meteorito entra na atmosfera (Reprodução/YouTube)

A queda de um meteorito na região russa de Tcheliabinsk, nos Montes Urais (centro do país), deixou cerca de 400 pessoas feridas nesta sexta-feira, informou o Ministério do Interior da Rússia. “Elas procuraram assistência médica, em sua grande maioria por cortes com vidros. Não há pessoas gravemente feridas”, disse um porta-voz dessa pasta à agência Interfax.

Leia também: Asteroide passará ‘raspando’ a Terra nesta sexta-feira

 

Queda de meteorito deixa 400 feridos na Rússia

Cerca de 400 pessoas ficaram feridas em consequência de um meteorito que atravessou o céu sobre a Rússia nesta sexta-feira, lançando bolas de fogo na direção da Terra, quebrando janelas e acionando alarmes de carros. Moradores que estavam a caminho do trabalho em Chelyabinsk ouviram um barulho que parecia ser de uma explosão, viram uma luz forte e sentiram uma onda de tremor, de acordo com um correspondente da Reuters na cidade industrial, que fica a 1.500 quilômetros de Moscou. O meteorito atravessou o horizonte, deixando um longo rastro branco em seu caminho que podia ser visto a até 200 quilômetros de distância, em Yekaterinburgo. Alarmes de carros soaram, janelas quebraram e telefones celulares tiveram o funcionamento afetado pelo incidente. Autoridades municipais de Chelyabinsk disseram que cerca de 400 pessoas procuraram ajuda médica, a maioria por pequenos ferimentos causados por estilhaços de vidro. Leia mais no G1.

Saiba mais

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ASTEROIDE, METEORITO E METEORO?
Asteroides são corpos celestes menores que planetas que vagam pelo Sistema Solar desde sua formação, há 4,6 bilhões de anos. Meteoritos são pedaços de asteroides que eventualmente atingem a superfície da Terra. Meteoros são os rastros luminosos produzidos por pedaços de asteroides em contato com a atmosfera da Terra, resultado do atrito com o ar, e são popularmente reconhecidos como estrelas cadentes.

Lançando bolas de fogo na direção da Terra, o meteorito caiu a 80 quilômetros da cidade de Satki, no distrito de mesmo nome, por volta das 9h20 locais (1h20 em Brasília). As autoridades de Tcheliabinsk, capital da região homônima, reforçaram as medidas de segurança nas estruturas e instalações vitais da cidade.

Moradores que estavam a caminho do trabalho em Chelyabinsk ouviram um barulho que parecia ser de uma explosão, viram uma luz forte e sentiram uma onda de tremor, de acordo com um correspondente da Reuters na cidade industrial, que fica a 1.500 quilômetros de Moscou.

Celulares – O meteorito atravessou o horizonte, deixando um longo rastro branco em seu caminho que podia ser visto a até 200 quilômetros de distância, em Yekaterinburgo. Alarmes de carros soaram, janelas quebraram e telefones celulares tiveram o funcionamento afetado pelo incidente. O Ministério de Emergência da Rússia descreveu o acontecimento como uma “chuva de meteoro na forma de bolas de fogo”, e pediu aos moradores para manter a calma.

“Eu estava dirigindo para o trabalho, estava bem escuro, mas de repente veio um clarão como se fosse dia”, disse Viktor Prokofiev, de 36 anos, morador de Yekaterinburgo, nos Montes Urais. “Me senti como se tivesse ficado cego pela luz”, acrescentou.

Alguns veículos da imprensa chegaram a informar que uma “chuva de meteoritos” teria caído sobre os Urais. “Não foi uma chuva de meteoritos, mas um meteorito que se desintegrou nas camadas baixas da atmosfera”, disse à agência Interfax a porta-voz do Ministério para Situações de Emergência da Rússia, Elena Smirnij.

Radiação – Elena acrescentou que a onda expansiva provocada pela queda do corpo celeste quebrou as vidraças de algumas casas e apartamentos na região. A porta-voz ministerial também informou que a queda do meteorito não alterou os níveis de radiação, que se mantêm dentro dos parâmetros frequentes para a região.