Minibiografia do ex prefeito de Brumado  farmacêutico MANOEL FERNANDES DOS SANTOS 07/04/1959-07/04/1963.

 

Manoel Fernandes dos Santos nasceu em 14 de janeiro de 1919 no distrito de Santa Barbara dos Casados, município de Bom Jesus dos Meiras, na residência dos pais, e foi registrado em 15 de março de 1922 com autorização do Juiz Municipal e sem multas. Filho de Florentino Fernandes dos Santos e de Augusta Xavier Prates, ambos naturais do referido distrito. Foram testemunhas Aurélio Alves dos Santos e Leonel Rosendo da Silva.   O registro foi lavrado pelo Escrivão de Paz e Oficial do Registro Civil Hermano Pilar.  Foram seus padrinhos:  Ricardo José Gomes e Hercília Xavier Fernandes, ambos residentes no distrito.

IRMÃOS: Raimundo Fernandes dos Santos e Benedita Fernandes dos Santos
(Gêmeos); Adolfo Fernandes dos Santos; João Fernandes dos Santos; Polibia Xavier Prates; Orodina Fernandes Moço e Laurentina Fernandes Gomes.

AVÓS PATERNOS E MATERNOS

Casou-se com Floripes Lisboa Fernandes LOCAL, DATA, TESTEMUNHAS E CELEBRANTES. Filha de Jesuíno Francisco Lisboa e Maria Bernarda Lisboa. Dessa união o casal teve os filhos:  Antonio; Messias; Jorge; Onsly; Marizete; Maria das Graças e Ângela.

Mudou-se para Brumado QUANDO E O OBJETIVO. Estabeleceu-se com o ramo farmacêutico.

Pelos decretos estaduais n.º 7455 de 23/06/1931 e 7479 de 08/08/1931, o município de Bom Jesus dos Meiras passou a denominar-se Brumado, governo do padre José Dias.

O nome Santa Barbara dos Casados, pertencente ao município de Bom Jesus dos Meiras foi alterado pelo Decreto Estadual nº 11089 de 30/11/1938 para UBIRAÇABA pertencente ao município de Brumado.

Foi eleito vereador para o período 1955-1959 pela UDN, por indicação do chefe político Armindo dos Santos Azevedo (UDN), exerceu também o cargo de 2º secretário da mesa em 1957. Foi eleito prefeito municipal de Brumado para o período de 1959-1963.

Foram seus colegas de vereança: Wenceslau Rizério de Carvalho UDN, Paulo Afonso Valverde Chaves (PSD); Washington Cardoso dos Santos (PSD); Libério Alves Meira (PSD); Miguel Joaquim de Castro Mirante (PR); Juvenato de Souza Lima (PSD); Hermes Alves Teixeira (PSD); Gerson dos Santos Azevedo (PR); Miguel Dias (PR); Sebastião Meira Santos (PR), Beltrão Gomes Ataíde, João Alves de Aguiar.

Elegeu-se prefeito do Município de Brumado pela (UDN) para o período de 1959-1963 com posse em 07 de abril de 1959, até essa data o município foi gerido pelo prefeito Armindo dos Santos Azevedo.

Elegeram-se os seguintes vereadores: Pedrina Rizério de Carvalho (PSD); Catarino dos Santos Pereira (PSD); Eunice de Carvalho Matos (PSD); Miguel Dias (PR); Wenceslau Rizério de Carvalho (UDN); Beltrão Gomes Ataíde (PR); Hindemburgo de Mendonça Teles (UDN); Liobino Guimaraes (PR); Ubaldo da Silveira Leite (UDN); Raul Santos (PSD); Libério Alves Maia (PSD); Paulo Afonso Valverde Chaves (PSD). Desentendeu-se com Armindo dos Santos Azevedo e tomou novo rumo filiando-se em outro partido.

Comentários: O PR da Bahia foi fundado pelo deputado Manoel Novaes, dissidente da UDN, ao qual o político Armindo dos Santos Azevedo acompanhava.

Em 1966, o MDB não concorreu ao pleito majoritário, diante do impedimento do Sr. Manoel Fernandes dos Santos, virtual candidato, foi impossibilitado de concorrer ao pleito em vista de o seu sogro, Sr. Jesuíno Francisco Lisboa, ser presidente da Edilidade, e ter assumido a prefeitura nos seis meses antecedentes, embora por breve período. Lei das inelegibilidades. Juracy Pires Gomes foi candidato único.

Revelou-se grande administrador e liderança política, recebeu do vereador Hindemburgo de Mendonça Teles um discurso elogiando a administração de Manoel Fernandes, pelas realizações de seu governo e relatou as inúmeras obras realizadas.

DEMONSTRATIVO DAS PRINCIPAIS RELIZAÇÕES DO PREFEITO MANOEL FERNANDES DOS SANTOS NO MUNICÍPIO:

Aquisição e instalação  do Parque Infantil situado em frente à Igreja Matriz;   limpeza e ampliação de todos os prédios públicos municipais; ampliação da rede elétrica com mais 150 postes; reparo geral nos motores de iluminação despendendo cerca de cinco mil neste serviço; ampliação da rede hidráulica com 1.500 metros de cano e a instalação de três chafarizes públicos; reconstrução total da ponte que liga o Bairro do São Felix ao centro da cidade; criação da Lei 141, para organização do quadro dos servidores municipais e  o enquadramento ao salário regional; criação da Lei 195 que instituiu a quantia de 50% (cinquenta por cento) da arrecadação do imposto adicional,  destinado à Fundação Educacional de Brumado; conclusão da ponte em Malhada de Pedras; restauração da ponte Virgílio Ataíde sobre Rio do Antonio; Criação de uma Praça no Bairro do Tanque;  instalação de água encanada na vila de Ubiraçaba; Criação de  42 escolas,  preenchimento dos de seus quadros, dotadas de equipamentos necessários e aumento dos  salários  de um para cinco mil;  construção de uma praça no bairro do Tanque, motivado  pela demolição de uma área de terceiro, feito  com a devida indenização; Instalação de água encanada  na vila de Ubiraçaba; manutenção do serviço de luz elétrica em Malhada de Pedra; construção e ampliação  de 28, açudes e tanques, inclusive no interior do município;  construção de quatro cemitérios no interior do município;  conclusão do cemitério da VILA Presidente Vargas E  do cemitério da mesma Vila ; construção de quatro cemitérios no interior do município,  e início da construção de um mercado na mesma Vila; construção de um Posto Médico na vila de Aracatu; reconstrução de três mercados municipais em Aracatu, Cristalândia e Malhada de Pedras, distrito de Ubiraçaba; construção e melhoramento de 325 quilômetros de estradas de rodagem; Aquisição e assentamento de 1.000 metros de meios-fios   em ruas não calçadas; Construção no distrito de Itaquaraí de um tanque na sede do distrito  e outro no povoado Bernardo José.

Pavimentação em paralelepípedos de diversas ruas num total de mais de 17 mil metros quadrados conforme relação: Praça da Bandeira, Travessa Joana Angélica, Rua Mal. Deodoro, Rua cel. Tibério Meira, Rua Antonio Mourão Guimarães, Travessa Quintino Bocaiuva, Rua cel. Marcolino Rizério, Rua Teodoro Sampaio, Travessa Teixeira de Freitas, Travessa Oflávio Torres. rego para captação de água para a lagoa do “Boi Morto”, Aquisição e assentamento de mais de mil metros de meio-fio em ruas e artérias ainda não calçadas na sede do município, pavimentação de diversas ruas num total de mais de 17 mil m² relacionando as ruas que receberam benfeitoria: Praça da Bandeira, Travessa Joana Angélica, Rua Marechal Deodoro, Rua Cel. Tibério Meira, Rua Dr. Antonio Guimarães, Travessa Quintino Bocaiuva Rua Cel. Marcolino Rizério, Rua Teodoro Sampaio, Travessa Oflávio Torres, Travessa Teixeira de Freitas.

A Obra de maior significado e urbanização da cidade foi o rebaixamento do terreno, na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, antiga Praça da Bandeira, em frente à Igreja Matriz de Brumado, iniciativa do prefeito Manoel Fernandes dos Santos que contou com auxílio da Magnesita S.A. Uma obra de vulto que deu um visual de elegância e um e modernização a cidade de Brumado.

 

Entre outras o prefeito enumerou realizações na sede do município:  Ampliação e limpeza total, externa e interna do edifício do Paço Municipal, dos prédios públicos municipais,  estaduais e federais,  quais sejam: Correios e Telégrafos, Grupo Escolar Getúlio Vargas, Biblioteca Municipal,  Cadeia e delegacia pública e alojamentos anexo a esses prédios pertencentes  à prefeitura, ampliação do prédio da  Usina Municipal  de luz e força com instalação de sérvio sanitário, construção de 100 metros de esgoto na Praça 15 de Novembro , ampliação da rede hidráulica na Rua Marechal Cardoso, Rua Dr. Antonio Mourão Guimarães e 800 metros de meios-fios e mais 900 metros na Rua Euclides da Cunha. Além das relatadas por Hindemburgo Mendonça Teles.

Trabalhou incansavelmente para a melhoria do setor educacional, do serviço público administrativo, prestigiou seus auxiliares e colaboradores, com honradez e competência, características de sua personalidade.

Em 15/07/1966 instalou-se em Brumado a Comissão Diretora Municipal do Movimento Democrático Brasileiro – MDB e Manoel Fernandes dos Santos fez parte da comissão e assumiu a vice-presidência do Diretório Executivo Municipal, sob a presidência de Abias dos Santos Azevedo.

HOMENAGENS RECEBIDAS:

Policlínica Manoel Fernandes dos Santos, no centro da cidade; Foi denominada Rua Manoel Fernandes dos Santos, uma artéria da cidade, por indicação do vereador José Meira de Oliveira em 13/05/1976, conforme resolução 10/76, (Ata de 24/04/1976). No catálogo telefônico consta o nome Manoel Fernandes dos Santos nomeando as ruas de dois bairros: Bairro do Hospital e Bairro Jardim Brasil. Foi homenageado nominando uma escola no distrito de Ubiraçaba Lei 1.065 de 04/05/1993, (ampliada e reformada pelo prefeito Agilberto Lima Dias), dotado de novo auditório e uma quadra poliesportiva. Com a reforma a escola Manoel Fernandes dos Santos, está preparada para receber o ensino de Tempo Integral. A praça conhecida como Praça do mercado, situada no distrito de Ubiraçaba, através do Decreto Lei 1.214 de 17/06/1999, passa a denominar-se PRAÇA PREEFEITO MANOEL FERNANDES DOS SANTOS.

Óbito do casal?.

REGISTRO DA ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO  MANOEL FERNANDES DOS SANTOS,  MANDATO 1959-1963:

ELEIÇÃO MUNICIPAL EM 03-10-1958, LEGISLATIVO E EXECUTIVO.

PERÍODO ADMINISTRATIVO: 07-04-1959 A 07-04-1963;

PREFEITO ELEITO: Manoel Fernandes dos Santos (UDN); Coligação (UDN-PR). 2.149 Votos. Na época não havia vice-prefeito.

CONCORRENTE NÃO ELEITO: Erico Dias Lima, (PSD) 1.897 votos.

Eleitorado 4.632

POSSE VEREADORES E PREFEITO: 08-04-1959;

JUIZ ELEITORAL 90ª ZONA: Walter Barbosa da Silva;

VEREADORES ELEITOS: (NÃO REMUNERADOS);

01 – Pedrina Rizério de Carvalho (PSD), 303 votos.

02 – Catarino dos Santos Pereira (PSD), 300 votos.

03 – Eunice Carvalho Matos (PSD), 292 votos.

04 – Miguel Dias (PR), 203 votos. (Falecido em 30-04-1962)

05 – Wenceslau Rizério de Carvalho (UDN), 205 votos.

06 – Beltrão Gomes Ataíde (PR), 225 votos.

07 – Hindemburgo Mendonça Teles (PR), 228 votos.

08 – Liobino Guimarães (PR), 260 votos.

09 – Ubaldo da Silveira Leite (UDN), 296 votos.

10 – Raul Santos (PSD), 200 votos.

11 – Libério Alves Maia (PSD), 254 votos.

12 – Paulo Afonso Valverde Chaves (PSD), 289 votos.

  • SUPLENTES: Raymundo Fernandes dos Santos, 188 votos; Jesuíno Fernandes Pereira, 23 votos; Antonio Miranda Machado, 184 votos; Celídio Meira Santos, 50 votos; Gileno Meira Mafra, 17 votos; Joaquim Francisco de Oliveira, 36 votos; Nélio Cotrim Rizério, 160 votos; David Bonfim da Silva, 33 votos; Alcebino de Souza Machado, 51 votos; José Antonio da Silva, 61 votos; Hermes Alves Teixeira, 174 votos; Roque Antunes Santos, 38 votos; Albertino Marque Barreto, 51 votos; Ludgero da França Ribeiro, 89 votos.
  • O suplente Raymundo Fernandes Santos recusou-se a assumir a vaga do titular.

JURAMENTO: “Prometo respeitar e cumprir as Constituições Federal e Estadual, promover o bem geral do município e observar as leis do país”.

  • SECRETÁRIO DA CÂMARA: João Caires Soares, substituto do titular Maria de Lourdes Cardoso Farani que se afastou para tratamento de saúde.

ELEIÇÃO DOS MEMBROS DA MESA DIRETORA DA CÂMARA:

1959/1960;

Wenceslau Rizério de Carvalho – presidente.

Miguel Dias – vice-presidente.

Pedrina Rizério de Carvalho – primeira secretária.

Catarino dos Santos Pereira – segundo secretário.

COMPOSIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA:

07-04-60 A 07-12-60.

Miguel Dias – presidente.

Raul Santos – vice-presidente.

Pedrina Rizério de Carvalho – primeira secretária.

Ubaldo da Silveira Leite – segundo secretário.

COMPOSIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA:

1961

Eunice Carvalho de Matos – presidente.

Pedrina Rizério de Carvalho – vice-presidente.

Catarino dos Santos Pereira – primeiro secretário.

Liobino Guimarães – segundo secretário.

  • Pedrina Rizério de Carvalho assume a função de presidente, por licença da titular para tratamento de saúde. Posteriormente teve o mandato cassado por denúncia de Paulo Afonso Valverde Chaves, que alegou a vereadora possuir domicilio em Salvador.

COMPOSIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL:

1962

Miguel Dias – presidente.

Eunice Carvalho Matos – vice-presidente.

Catarino dos Santos Pereira – primeiro secretário.

Pedrina Rizério de Carvalho – segundo secretário.

COMISSÕES:

1959

01 – COMISSÃO DE FINANÇAS: Hindemburgo Mendonça Teles, Liobino Guimarães e Miguel Dias.

02 – COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO DE LEIS: Libério Alves Maia, Raul Santos e Catarino dos Santos Pereira.

03 – COMISSÃO DE VIAÇÃO, AGRICULTURA E OBRAS PÚBLICAS: Miguel Dias, Paulo Afonso Valverde Chaves e Beltrão Gomes Ataíde.

04 – COMISSÃO DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO: Hindemburgo Mendonça Teles, Liobino Guimarães e Ubaldo da Silveira Leite.

05 – COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, HIGIENE E ESTATÍSTICA: Pedrina Rizério de Carvalho, Eunice Carvalho Matos e Ubaldo Silveira Leite.

1960

01 – COMISSÃO DE FINANÇAS: Hindemburgo Mendonça Teles, Beltrão Gomes Ataíde e Hermes Alves Teixeira.

02 – COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO DE LEIS: Liobino Guimarães, Libério Alves Maia e Hindemburgo Mendonça Teles.

03 – COMISSÃO DE VIAÇÃO, AGRICULTURA E OBRAS PÚBLICAS: Paulo Afonso Valverde Chaves, Wenceslau Rizério de Carvalho, Beltrão Gomes Ataíde.

04 – COMISSÃO DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO: Catarino dos Santos Pereira, Wenceslau Rizério Carvalho e Liobino Guimarães.

05 – COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, HIGIENE E ESTATÍSTICA: Paulo Afonso Valverde Chaves, Wenceslau Rizério de Carvalho e Beltrão Gomes Ataíde.

1961

01 – COMISSÃO DE FINANÇAS: Hindemburgo Mendonça Teles, Beltrão Gomes Ataíde e Raul Santos.

02 – COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO DE LEIS: Miguel Dias, Wenceslau Rizério de Carvalho e Hindemburgo Mendonça Teles.

03 – COMISSÃO DE VIAÇÃO, AGRICULTURA E OBRAS PÚBLICAS: Libério Alves Maia, Miguel Dias e Wenceslau Rizério de Carvalho.

04 – COMISSÃO DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO: Ubaldo Silveira Leite, Paulo Afonso Valverde Chaves e Beltrão Gomes Ataíde.

05 – COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, HIGIENE E ESTATÍSTICA: Hindemburgo Mendonça Teles, Raul Santos e Ubaldo Silveira Leite.

1962

01 – COMISSÃO DE FINANÇAS: Hindemburgo Mendonça Teles, Beltrão Gomes Ataíde e Raul Santos.

02 – COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO DE LEIS: Liobino Guimarães, Wenceslau Rizério de Carvalho e Hindemburgo Teles Mendonça.

03 – COMISSÃO DE VIAÇÃO, AGRICULTURA E OBRAS PÚBLICAS: Ubaldo da Silveira Leite, Paulo Afonso Valverde Chaves e Beltrão Gomes Ataíde.

04 – COMISSÃO DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO: Hindemburgo Mendonça Teles, Raul Santos e Ubaldo da Silveira Leite.

05 – COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, HIGIENE E ESTATÍSTICA: Libério Alves Maia, Liobino Guimarães e Wenceslau Rizério de Carvalho.

COMISSÃO ESPECIAL DE TOMADA DE CONTAS: Hindemburgo Mendonça Teles, Wenceslau Rizério de Carvalho e Raul Santos.

  • OCORRÊNCIAS POLÍTICAS, SOCIAIS E CULTURAIS:
  • PL-126/59 de 28-08-1959, instalação de um ambulatório médico em Aracatu.
  • Construção de um barracão de feira em Aracatu e um edifício para o mercado.
  • PL 129/59 de 22-11-1959, construção de uma barragem em Lagoa de água Branca no distrito de Ubiraçaba.
  • Terraplanagem, nivelamento e pavimentação de ruas da cidade.
  • Aquisição de móveis para o Fórum local.
  • Projeto de Lei nº 61, ata de 26-05-1960, doação à Igreja Cristã no Brasil de uma área de terra com 240m² situado na Rua Mal. Deodoro, num terreno baldio pertencente ao município de Brumado.
  • PL-151/60 cria serviço provisório de abastecimento de água encanada. As obras de instalação foram executadas pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca e entregue ao governo municipal.
  • PL-152/60 de 22-09-1960 cria o Departamento de Estrada e Rodagem – PMER.
  • Ata de 03-11-1960. Os suplentes Ludgero da França Ribeiro e Antonio Miranda Machado substituem os vereadores Libério Alves Maia e Wenceslau Rizério de Carvalho, licenciados.
  • PL-142/60, pagamento de aluguel para a residência do Juiz de Direito da Comarca de Brumado.
  • PL154/60, instalação de uma usina elétrica com redes aéreas para distribuição de energia elétrica na vila de Aracatu.
  • PL158/60, aquisição de placas de sinalização do trânsito da cidade.
  • Até meados dos anos 60 do século 20 a função de vereador não era remunerada.
  • Em 1961, assume a Comarca de Brumado para exercer o cargo de Juíza de direito a Dra. Magna Maria Mutti Pereira.
  • PL 1/61.  Construção de um açude de pedra e cal sobre o Riachão Poço Dantas no distrito de Ubiraçaba.
  • Ata de 27/04/1961, Nélio Cotrim Rizério renuncia ao mandato de suplente de vereador, eleito para o período de 1959-1963.
  • Ata de 23-11-1961, Antonio Miranda Machado, segundo suplente, assume a vaga do vereador Wenceslau Rizério de Carvalho, tendo em vista que o primeiro suplente estava licenciado para tratamento de saúde.
  • PR nº 03/61 de 30-11-1961, doa ao departamento de Estrada e Rodagem (DERBA) um terreno com 1.798m², terreno pertencente ao patrimônio municipal.
  • PL nº 01/62 de 27-01-1962, Considera de Utilidade Pública a Fundação Educacional de Brumado a antiga Associação Cultural de Brumado, uma área com 10 mil m² pertencente ao patrimônio municipal, destinado ao Ginásio General Nelson de Melo (GGNM).
  • Em 05-04-1962 o Promotor Sidney Joaquim Meirelles comunica a assunção ao cargo de Promotor Público da Comarca de Brumado, nomeado pelo Decreto de 15-03-1962 e publicado no Diário Oficial em 16-03-1962.
  • em 03-05-1962, Moção de pesar e solidariedade, de autoria do vereador Paulo Afonso Valverde Chaves, com assinatura de todos os vereadores, pelo falecimento do vereador e presidente da mesa, Miguel Dias ocorrido em 30-04-1962, em Vitória da Conquista.
  • Ata de 03-05-1962. Com o falecimento de Miguel Dias e a ausência justificada de Eunice Carvalho Matos, assume os suplentes Hermes Alves Teixeira e Antonio Miranda Machado.
  • Em 10-05-1962 Através do projeto de Resolução 2/62 cassa-se o mandato legislativo da vereadora Eunice de Carvalho Matos, vereadora da Câmara Municipal de Brumado, por estar residindo e domiciliada em Salvador. Assinado por Paulo Afonso Valverde Chaves. • Eunice Carvalho Matos teve o seu mandato de vereadora cassado pela Mesa Diretora, através do Projeto 2/62, por motivo de mudança de residência, sendo substituída por Hermes Alves Teixeira.
  • Em 10-05-1962, com o passamento do vereador Miguel Dias, ocorrido em 30-04-1962, Hindemburgo Mendonça Teles foi eleito por unanimidade dos vereadores para presidente da Mesa da Câmara, durante o restante do período da atual legislatura.
  • Em 17-05-1962 Oldack Neves propôs à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Moção de pesar e solidariedade pela morte de Miguel Dias, ocorrido em 30-04-1962. Ele foi presidente da Câmara de Vereadores de Brumado e influente chefe político municipal.
  • Em 17-05-1962, PL-08/62 – aquisição de brinquedos para o parque infantil da prefeitura, localizado na Praça Cap. Francisco de Souza Meira (Praça em frente à Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus) à firma ‘Sobrinca S.A.’ do Rio de Janeiro.
  • 24-05-1962, através do Projeto 03/62 concede o título de Cidadão Brumadense, ao senhor Arthur Revenster Costa que também nomina um logradouro da cidade. Arthur Revenster Costa entrou para a prefeitura no antigo Bom Jesus dos Meiras em 19-04-1914 até 19-04-1957. Advogado provisionado ocupou diversos cargos na prefeitura. Com 44 anos de serviço público municipal se aposenta compulsoriamente por limite de idade conforme previsto em lei.
  • PL nº 31/62 proíbe a destruição do Imbuzeiro, Coqueiro, Juazeiro e Mandacaru.
  • Em 21-03-1963, através do Projeto 01/63 o vereador Hindemburgo Mendonça Teles foi agraciado com o primeiro título de “Cidadão Brumadense”, ele é natural do Estado de Sergipe, indicação de Paulo Afonso Valverde Chaves.
  • O distrito de Aracatu, pela lei estadual nº 1708, de 12 de julho de 1962, foi elevado à categoria de município, desmembrado do município de Brumado, sendo instalado em 7 de abril de 1963.
  • Por força do Projeto de lei Estadual n° 1710, de 12 de julho de 1962, autoria do deputado Oldack Neves, o povoado de Malhada de Pedras foi desmembrado do município de Brumado. (O município foi formado com fração de terras do distrito sede de Brumado e Ubiraçaba). Instalado em 7 de abril de 1963, compõe-se de um único distrito com o mesmo nome. Participou ativamente dessa emancipação o vereador Liobino Guimarães representante de Malhada de Pedras.

[REFERENDO – Em 06 de janeiro de 1963 foi instituído pela Emenda Constitucional nº 4 de 02-09-1961, para a manutenção ou não do regime parlamentarista]. [Foi antecipado o referendo pela Lei Complementar nº 2 de 16-09-1962]. O resultado foi a manutenção do regime presidencialista.

ALGUNS FATOS OCORRIDOS NO MANDATO DE 1959-1963:

1959:

A ONU aprova a Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Juracy Magalhães toma posse como governador do Estado.

1960:

Jânio Quadros é eleito Presidente da República.

Inauguração de Brasília, a nova capital Federal, a cidade teve um plano Urbanístico de Lúcio Costa e arquitetura de Oscar Niemeyer.

Esporte Cube Bahia é campeão Brasileiro.

1961:

O jornal A Tarde realiza a conferência do Cacau na Bahia.

Lançamento do filme “barravento” de Glauber Rocha.

Incêndio criminoso no Grand Circus Norte-Americano, mata cerca de 500 pessoas e 150 animais, em Niterói no Rio de Janeiro.

Jânio Quadros renuncia ao cargo de presidente.

João Goulart toma posse na presidência da República.

O muro de Berlim começa a ser erguido dividindo a Alemanha em Ocidental e Oriental.

1962:

O Estado da Bahia cria 98 novos municípios, entre eles, Lauro de Freitas, que é desmembrado de Salvador.

Morre o ex-reitor da Universidade da Bahia, Edgard Santos.

O Brasil é bicampeão mundial de futebol.

Morre Cândido Portinari, um dos mais importantes artistas plástico do modernismo brasileiro.

Morre o ex-reitor da Universidade Federal da Bahia, Edgard Santos.

Brasil é bicampeão mundial de futebol.

1963:

Lomanto Júnior toma posse como novo Governador da Bahia.

Um plebiscito restabelece o sistema presidencialista no Brasil.

Assassinato do Presidente dos EUA John Kennedy.

  • PESQUISAS RESUMIDAS REALIZADAS NOS LIVROS DE ATAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE BRUMADO.

Antonio Novais Torres

[email protected]

Brumado, em 2013.