A Bahia é um dos 19 estados brasileiros com risco alto ou muito alto de epidemia de dengue no verão 2010/2011, conforme divulgado nesta quarta-feira (1º) pelo Ministério da Saúde. No ano passado, 119.432 casos de dengue foram registrados no estado. Destes, 1.872 foram considerados graves e 66 pessoas morreram.
Segundo a Sesab, em 2009, os municípios de Itabuna, Jequié, Salvador, Feira de Santana, Irecê e Ilhéus concentram 40,4% das notificações. Já neste ano, o último boletim epidemiológico aponta redução de 65,4% em relação ao ano passado. Até julho, foram notificados 40.247 casos.
Além da Bahia, os outros estados que correm risco de epidemia são: Amazonas, Amapá, Maranhão, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e o Rio de Janeiro. Em seguida vem o Pará, Tocantins, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo e norte de Alagoas.
Após anunciar os dados, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou hoje que uma nova estratégia de combate à doença será adotada. O objetivo do governo é gerar uma grande mobilização – sobretudo de estados e municípios – para que se possa reduzir de forma drástica a presença do vetor no Brasil. Fonte: CORREIO DA BAHIA
Deixe seu comentário