Do Blog da Resenha Geral, 12 de novembro
Por Rodrigo Ferraz
O Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, realizou um pronunciamento nessa semana para informar à toda população baiana sobre a real situação do gado leiteiro na Bahia. Ele lembra que o país possui o maior rebanho desse tipo de animal em todo o mundo, perdendo apenas para a India. “Quando se verifica a produtividade, nós caímos para sexto lugar”, disse.
Com relação a Bahia, o político releva que o estado segue os mesmos passos do Brasil. “Temos o terceiro maior rebanho do país, mas as vacas produzem menos de 1 milhão de litros de leite diariamente. Diferentemente do número de animais e produtores, no quesito mercadológico a Bahia está numa situação alarmante. É preciso incentivar os pequenos pecuaristas, além das grandes fazendas de gado leiteiro. Não podemos ter animais somente para enfeitar o pasto”, aconselha.
O Ministro revela que com essa defasagem no setor, a Bahia tem perdido muito com relação a exportação e até mesmo importação. “Atualmente não existem programas nem para o pequeno e muito menos para o grande produtor, é cada um por si. Isso tem que ser modificado com urgência e o governo do estado precisa promover a produtividade para pelo menos deixarmos de perder dinheiro”, finaliza.
Deixe seu comentário