25 de dezembro de 2024

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Mobilidade Urbana Conquista: estacionamento da Rua Siqueira Campos dá lugar a faixa exclusiva de ônibus em fase experimental.

Os 880 metros da Rua Siqueira Campos entre a Praça Crésio Dantas Alves (Praça da Normal) e a esquina da Rua Coronel Gugé passarão a contar, de forma experimental, com uma faixa exclusiva para ônibus. Para tanto, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) vai remover 62 vagas de estacionamento existentes no percurso.

A faixa exclusiva na Siqueira Campos é a primeira, dentro do projeto Conquista 15 minutos, que prevê viagens bairro-centro neste tempo. Em fase experimental, o projeto inclui, além de faixas exclusivas para o transporte coletivo urbano em diversas vias da cidade, a utilização de um ônibus articulado com capacidade para 180 passageiros.

O período de teste de funcionamento da faixa exclusiva, segundo decreto assinado pela prefeita Sheila Lemos e publicado na edição do Diário Oficial do Município de ontem (18), será deste sábado até o dia 10 de abril. Hoje, a Semob iniciou a pintura e sinalização da faixa.

A medida considerou que a adoção de faixas exclusivas promove significativos benefícios ao transporte de passageiros, entre eles o aumento da velocidade operacional dos ônibus e, consequentemente, a redução do tempo de viagem para os usuários, bem como dos custos operacionais (combustíveis, freios e horas-homem) que oneram a tarifa prejudicando, principalmente, que tem dificuldade para pagar a passagem.

A Semob explica que a iniciativa tem como foco a priorização do transporte coletivo, com o redesenho das ruas para que sejam capazes de mover o maior número de pessoas possível, não o maior número de carros.

Poderão circular na faixa exclusiva de ônibus veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, de polícia, de fiscalização e operação de trânsito e ambulâncias, nos termos do art. 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Outros veículos só poderão usar a faixa no momento de conversão em cruzamentos nos locais expressamente sinalizados para tal, bem como para a entrada ou a saída de lotes lindeiros adjacente.

De acordo com o decreto, veículos prestadores de serviços de utilidade pública, quando em atendimento na via, podem para e estacionar no local da prestação de serviço, desde que devidamente sinalizados e identificados na forma estabelecida pelo Contran, bem como Semob deverá ser previamente informada dos atendimentos que ocorrerem na faixa exclusiva de ônibus.

Para saber mais sobre o que é permitido e o que fica proibido em relação à mudança no trânsito na Rua Siqueira Campos com a implantação da faixa, clique aqui.

Fotos cedidas pelo Blog Sena

Reflexão das medidas por um técnico influente da PMVC

Façamos uma reflexão da seguinte forma :

A – se a via é pública, ao público ela pertence.

Quem teria prioridade de usar a via pública ?

O automóvel ou o transporte público ?

B – vc sabia que ali naqueles 800 metros passam 40 ônibus ?

C – vc sabia que naqueles 880 metros passam 365 viagens de ônibus ao dia ?

D – vc sabia que estas 365 viagens ao dia de ônibus atendem 14.000 pessoas naqueles 880 metros ?

E – vc sabia que se pegarmos os 880 metros de faixa morta, para repousar automóveis e multiplicar por 365 viagens teremos 320.000 km – equivalente para ir e voltar a Jequié.

F – sabia que existem apenas 61 vagas da zona azul para automóveis ali na Siqueira Campos.

Aplicando o princípio da coletividade que prevalece acima do individual quem teria prioridade daquela faixa da Pista

61 automóveis ou 40 ônibus ?

61 automóveis ou atender 14.000 passageiros dentro dos ônibus ?

880 metros comprometidos com 61 vagas para automóveis

Quem anda de automóvel pode sair meia hora antes ou depois dos compromissos.

Quem anda de automóvel pode escolher rotas alternativas.

Quem teria prioridade ? O transporte público ou individual ?