Secretário de Educação de Brumado, João Nolasco afirma que o município de Brumado estar vivenciando um momento inédito no contexto educacional, com as escolas em tempo integral em plena vigência, e com a iminência da instalação de uma faculdade de medicina na Cidade, que deve começar a funcionar a partir de 2022, somando com as outras unidades de ensino superior da iniciativa privada e pública, que funciona na cidade, já faz dela, um Polo Educacional da região.
No que se refere à política de educação implementada no Município, o secretário assegura que o governo está fazendo a sua parte, mas lembra que, a responsabilidade e o comprometimento não deve ser somente da secretaria e da prefeitura, tem que ser de todos; dos estudantes, educadores, familiares , gestores escolares e da sociedade.
Numa visita agendada com o secretário de Educação João Nolasco – na quinta-feira, 23, o jornalista e historiador Gildásio Amorim Fernandes e o vereador Renato Santos Teixeira, (sem partido) a fim de interagir e conhecer melhor sobre as questões que envolvem a gestão da Educação no Município, fez algumas abordagens e solicitações de demandas acerca do novo sistema de gestão aplicado na rede municipal de educação, com a modalidade de escola em Tempo Integral. O gestor afirmou que, “apesar de algumas contraposição, que é natural, na democracia, a modalidade de ensino em tempo integral adotada pelo Município vem funcionando com pleno êxito, e atende a cem por cento da rede municipal de ensino no Município. São mais de 9.500 alunos contemplados, desde as crianças no maternal a pré-alfabetização, até o nono ano.” Disse Nolasco.
Já o vereador Renato Santos Teixeira, (sem partido), que faz parte da base aliada do prefeito no parlamento brumadense, avalia que. “o engajamento e êxito que nossa cidade vem alcançando com este sistema de Escola em Tempo Integral, é uma força tarefa que envolve os gestores das escolas, professores, estudantes, familiares, servidores públicos e comunidade em geral. E precisa a todo tempo ser prestigiada e vigiada”. Argumentou Renato.
O escritor, Gildásio Amorim Fernandes avalia que o sistema adotado e implantado no município, de escolas em tempo integral, foi e estar sendo um dos maiores acertos da gestão do prefeito eng. Eduardo Vasconcelos, e sobretudo, em mantê-los e amplia-los, haja vista que, foi uma iniciativa que foi trabalhada na gestão do seu antecessor prefeito Aguiberto Lima e da então secretaria de Educação professora Acácia Godim, que deram inicio a este projeto.
Este desempenho e sucesso na gestão de Escola em Tempo Integral, assegurada pelo município de Brumado, já começa a despontar como referencia, e ser escola para muitas gestões municipais, principalmente, no que se refere ao sistema de Escolas em Tempo Integral, que desperta interesse de muitas gestões municipais da Bahia, que busca informações para implantar nos seus respectivos municípios.
o secretário disponibilizou o nome de algumas Escolas em tempo integral que vem se destacando no município.
Escolas da rede Municipal em Tempo Integral de Brumado:
Escola Armida Maria Azevedo;
Escola Municipal Profa. Clarice Morais dos Santos;
Escola Municipal Santa Rita de Cássia;
Escola Municipal Profa. Maria das Graças Assis Correia;
Escola Municipal Nice Públio da Silva Leite;
Escola Municipal Profa. Scheilla Barreto Spínola Costa;
Escola M. Zilda Neves;
Escola Municipal Profa. Eny Novais Mafra;
Centro Integrado de Educação Profa. Maria Sônia Meira Gomes;
e o C.I.E Prof. Sá Teles. Sendo que, ao todo são 27 escolas – 9 na zona rural , 18 na zona urbana, e 7 creches.
Brumado se torna referência na Bahia, na gestão de Escolas em Tempo Integral.
Deixe seu comentário