A Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Conquistense – Edição 2024 – homenageou, na noite dessa terça-feira (5), 47 cidadãos que escolheram Vitória Conquista para morar, estudar, trabalhar, e que de alguma forma contribuíram para o crescimento, desenvolvimento socioeconômico e progresso do município que os acolheu.
Presente no evento, realizado pela Câmara Municipal, na Zona Oeste da cidade, a prefeita Sheila Lemos destacou a importância representativa que o título tem para Vitória da Conquista. “O nosso município é a melhor cidade da Bahia para se viver e a mais segura do Nordeste, e parte dessas qualidades são consequências das contribuições de pessoas que não nasceram aqui, mas escolheram Conquista como lar, porque esta é uma cidade de transformação”, disse a gestora, acrescentando que o título de Cidadão Conquistense reconhece o papel fundamental dos homenageados e de suas contribuições em todos os segmentos, do social ao educacional e econômico.
A solenidade reuniu mais de 300 pessoas, entre os homenageados, seus familiares e autoridades. Cada vereador, dos 21 que compõem a Câmara, indicou dois novos cidadãos conquistenses. Além desses, a mesa diretora indicou mais cinco homenageados. O título é entregue todo ano, após aprovação em plenário, e faz parte da programação especial do aniversário de emancipação política do município, comemorado no dia 9 de Novembro, e que este ano completa 184 anos.
De acordo com o presidente da Casa Legislativa, Hermínio Oliveira, a honraria, viabilizada por decreto, significa aquilo que, de acordo com as palavras dele, “já pulsa no coração daqueles que constituíram uma vida significativa em Vitória da Conquista”. O vereador afirmou: “Aqui é uma das cidades cuja economia mais cresce no país, além de ser um município de destaque na região Nordeste. Todos os presentes nessa noite participam dessas conquistas e, em nome do Poder Legislativo, a gente presta essa homenagem”.
“Grande honraria”
Isaac Silva Figueira, presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), foi um dos homenageados da noite. Indicado pelo vereador Nelson de Vivi, ele encarou o título como uma honraria que representa o amor dele pela cidade. “Para mim, é um reconhecimento maravilhoso do trabalho que venho desenvolvendo. Enquanto Vitória da Conquista tem um crescimento exponencial, o empreendedor, empresário, a cooperativa ganha ao mesmo tempo que influencia muito nessa questão. E nós que representamos a agricultura, um dos setores mais importantes da cidade e do Brasil, estamos aqui para fazer a cidade se desenvolver cada vez mais”, disse.
Outro setor que tem bastante destaque no município é a gastronomia, que, de certa forma, influencia também o setor de turismo. Representando esse segmento, o chef Ebiner Gomar foi um dos homenageados do vereador Ivan Cordeiro. “Nosso ramo é a alimentação e cada vez mais a gente tenta melhorar ao máximo possível, trazendo tudo que é de bom e do melhor. Eu faço grande parte disso porque eu cheguei aqui como professor de gastronomia e sempre quis trazer novidades, formando novos profissionais também. Estou lisonjeado com o recebimento desse título”, afirmou o chef.
Deixe seu comentário