Deputado Nelson Leal parabeniza o município de Itacaré pelo seu aniversário de emancipação político-administrativa

 

Itacaré completa neste sábado (26) mais um aniversário de emancipação político-administrativa e recebeu moção de congratulações do deputado Nelson Leal (PP). No documento protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o parlamentar cumprimentou “toda a população, que muito tem se empenhado na luta por melhores condições de vida, na busca de um desenvolvimento econômico e social de forma equilibrada e sustentável”.

 

A moção resgata a história do município, que “tem origem numa igreja fundada pelos jesuítas no Século XVIII. A povoação foi elevada à sede de município em 1732 com a designação de São Miguel da Barra do Rio das Contas. Passou a ter a designação atual em 1931”. Ainda no documento fica patente o desenvolvimento de Itacaré entre 1890 e 1940 graças ao cacau. Nos anos 1940, no entanto, o porto da cidade assoreou e o lugar ficou isolado, visto que as estradas eram muito ruins. Esse isolamento dificultou o crescimento até a construção da Estrada Ilhéus-Itacaré em 1998”.

 

Em 1993, conta o parlamentar, o Governo do Estado criou uma Área de Proteção Ambiental (APA) antes de construir a estrada em 1998, “dando regras ao crescimento da cidade”. Essa área de preservação “estimulou o desenvolvimento de Itacaré como destino de ecoturismo e não de turismo de massa”. Desde a criação da estrada Ilhéus-Itacaré, “a cidade é um dos principais centros turísticos do Sul da Bahia, destacando-se como principal ponto de surf do estado”.

 

Frequentada por surfistas desde os anos 80, a cidade hoje atrai “todo tipo de gente em busca de praia e natureza. Ali não faltam opções de diversão e lazer para qualquer idade”, destaca Nelson Leal,  pontuando que “o significado da palavra Itacaré ainda hoje causa algumas dúvidas. Uns dizem que é pedra redonda; outros que é pedra bonita”.

 

Segundo o parlamentar, recentemente foi feita uma pesquisa junto à Biblioteca Central da Universidade Federal da Bahia. “O resultado dessa pesquisa diz que a palavra Itacaré é formada por: ‘itacá’ (rio ruidoso) e ‘ré’ (diferente). Assim, Itacaré significaria “rio de ruído diferente”.

JulianaAndrade/Agência-ALBA